#043-Jacob & Wilhelm Grimm

Jacob & Wilhelm Grim (Irmãos Grimm) – Contos de Fadas, editora Itatiaia. Comprei esse livro pensando que era, de fato, a obra completa dos irmãos Grimm. Mas não se pode confiar no que está escrito na capa. O livro possui apenas 99 contos, sendo que eles escreveram 200 (conforme um excelente site que comentarei depois) Mesmo assim é um livro que reuniu muitas histórias e é cheio de antigas ilustrações belíssimas.

Eu realmente gosto muito de ler contos de fadas, principalmente porque os originais são bem diferentes do que a maioria de nós conhece. Os finais muitas vezes não são parecidos e vários contos não são necessariamente para crianças por serem bem violentos.

É difícil comentar sobre o livro porque são muitas histórias. Eu gostei de praticamente todas. Elas variam desde histórias dramáticas (O velho e seu neto), de comédia (Frederico e Catarina), de terror (Madrinha morte – esse eu achei assustador) e os próprios contos de fadas (A bela adormecida). E muitos deles possuem pequenos poemas, que aparecem na história como vozes de seres encantados ou cantos. Um exemplo disso é a voz que diz, no conto “O noivo salteador”:
Volta, volta pra trás, linda donzela.
Esta casa é fatal. Não entres nela.

Esse conto, por sinal, é de terror. Conta a história de uma mulher que estava noiva de um homem. Ela então descobriu que ele fazia parte de um bando de criminosos que envenenavam mulheres para depois desmembrá-las e se alimentarem de suas carnes!
Essa imagem é do conto Rapunzel e está presente no livro. Eu realmentei adorei esse livro e recomendo para todo mundo que goste dessas histórias que lembram a infância (embora sejam mais diferentes) Muito diferente e criativo! Cotação do Dai: *****
Se você se interessar por contos de fadas eu recomendo
esse site, que possui muitas informações úteis, incluindo uma crítica de várias públicações de acordo com a qualidade da tradução! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui