#231-Só Deus sabe

Um dos filmes da mostra competitiva do 8° Festival de Cinema Internacional de Brasília é “Só Deus sabe”, co-produção Brasil e México estrelada pela brasileira Alice Braga (de “Cidade baixa“) e pelo mexicano Diego Luna (de “171“, “E sua mãe também“). Um drama romântico que parece ser mais uma história de amor clichê, mas que surpreende quando o roteiro toma rumos inesperados.

Alice Braga (que é sobrinha de Sônia Braga) interpreta Dolores, uma brasileira que vive nos Estados Unidos. Ela possui um caso com um homem casado e, após ir para uma festa em Tihuana (no México), descobre que teve o passaporte roubado.

Dolores é barrada na fronteira e, sem poder voltar para os Estados Unidos, tem que se virar no México para tirar um novo documento. Então ela conta com a ajuda Dámian (Diego Luna) , um jornalista prestativo que resolve auxiliar a moça. Como já se pode imaginar, surge um clima entre ambos. Mas isso não é nem metade do filme.

Como é regra aqui no Daiblog, não vou contar o final da história. Já li em alguns sites umas sinopses que contam diversos detalhes da trama. Escrevi aqui apenas o essencial para que você saiba do que se trata o filme, apesar de não revelar mais informações sobre o andamento da história justamente para que seja possível usufruir do inesperado!

Só Deus sabe” foi gravado nos Estados Unidos, México e Brasil e é falando nas três línguas dos países. Segundo o site Adorocinema, “é a 1ª parceria entre Brasil e México realizada sob o Acordo Latino-Americano de Co-Produção, assinado na Venezuela em 1989” além de também ser “o 1º filme mexicano ou brasileiro a ter sua pós-produção de som no Skywalker Sound, localizado no rancho do diretor George Lucas”.

A qualidade da produção está boa e é um filme acima da média. Considero a parceria com o México muito proveitosa porque o filme soube relacionar bem as duas culturas (em especial as crenças religiosas), traçando um paralelo entre os dois protagonistas e seus países. Algumas coisas, de fato, foram desnecessárias, como o uso de cenas aceleradas que não têm nada a ver com o estilo do filme! Vale uma conferida e tomara para que este seja apenas o primeiro de uma série de filmes co-produzidos com o México.
Cotação do Dai: ***1/2

Sólo Dios sabe (Brasil / México, 2006) Dirigido por: Carlos Bolado Com: Diego Luna, Alice Braga, José María Yazpik, Renata Zhaneta, Cecilia Suárez…

Veja aqui o trailer do filme “Só Deus sabe“:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui