#252-Marcas do terror


M
ick Garris, criador da série “Mestres do terror“, decidiu que o último episódio da primeira temporada da série seria por conta de um diretor asiático. O escolhido foi Takashi Miike, um dos mais produtivos diretores japone

ses. Miike foi o responsável pelo segmento “Box” do filme “Três, extremos” e fez um filme não menos perturbador para a série americana. O resultado foi tão chocante que foi censurado e não ao ar.


Devido a censura, “Marcas do terror” foi lançado diretamente em dvd, assim como no Brasil. Agora existe motivo para tanta polêmica? Bom, quem já assistiu “Ichi, the killer” ou “Audition“, os dois mais famosos filmes de Takashi Miike, sabe que ele consegue fazer cenas de violência explícita como ninguém. O que na maioria dos filmes é mostrado de forma rápida, Miike faz questão de gravar detalhadamente. Um teste de resistência e sadismo.



A história foi baseada num livro polêmico, que mistura gueixas, incesto, aborto e torturas! Na trama, um americano apaixonado (interpretado pelo péssimo Billy Drago) viaja até o Japão procurando uma bela japonesa. Mas chegando lá descobre que ela foi morta. E é uma misteriosa gueixa que irá lhe contar (ou não) o que aconteceu com a sua amada. O roteiro é bem interessante e contado de uma forma peculiar, com pistas falsas e mentiras. O mesmo acontecimento é mostrado várias vezes, em muitas versões.




Além desse detalhe, a violência é também um outro ponto impressionante. Cenas de tortura bem detalhadas, com shibari, agulhas nas gengivas e nas unhas. “Marcas do terror” merece ser visto não só porque é bastante violento, mas também pela qualidade técnica. É um filme muito bem produzido, com uma fotografia bem cuidada e figurinos bonitos. Foi interessante a idéia do diretor fazer um filme essencialmente japonês, com cenários e personagens típicos do Japão. Um bom exemplo que comprova que terror asiático não é constituído somente por crianças brancas e cabeludas.

Cotação do Dai: ***1/2

Leia mais sobre outros filmes da série “Mestres do terror” que já foram comentados no Daiblog. “Estrada da morte“, “Criatura maligna” , “Lenda assassina” e “Dança dos mortos“.
Imprint (EUA / Japão, 2006) Dirigido por: Takashi Miike Com: Youki Kudoh, Michie Itô, Toshie Negishi, Billy Drago, Shiho Harumi…

Veja aqui o trailer de Marcas do terror:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui