#329-Zodíaco

Textos relacionados

Estréia nessa sexta o novo filme de David Fincher, diretor mais conhecido por filmes como “Se7en, os sete crimes capitais” e “Clube da luta” é baseado numa história real. Quem espera um filme tenso, pode se surpreender de forma negativa. O suspense não está presente nas 2 horas e meia de duração e o que prevalece é um policial, daqueles cheios de investigação. Também pudera, o criminoso nunca foi capturado.


O caso do assassino Zodíaco já foi filmado diversas vezes. Uma versão, chamada “
O zodíaco” já está nas locadoras. Mas o filme de Fincher se destaca de todos os outros pela qualidade da produção e o riqueza dos detalhes. É tudo muito bem filmado, muito bem escrito. O elenco é cheio de estrelas como Jake Gyllenhaal (“O segredo de Brokeback Mountain“) , Mark Ruffalo (“E se fosse verdade“), Robert Downey Jr. (“Boa noite, boa sorte“), Brian Cox (“Ponto final, match point“), Chloë Sevigny (“Amor Imenso“).


No final da década de 70 (em 1969, para ser mais exato) uma série de crimes assustou a cidade de São Francisco. O assassino, que se auto denominou Zodíaco, enviava cartas para os principais jornais e para a polícia. Além de detalhes a respeito dos crimes, ele também postava mensagens escritas em código, com ameaças. O terror tomou conta dos EUA e o jornalista Paul Avery (Robert Downey Jr) tentava encontrar mais informações sobre o caso.


A primeira parte do filme é a melhor, com muito suspense e um clima de descontrole. A segunda, porém, enfraquece com uma longa e demorada investigação (que durou décadas). O foco da trama também muda. O cartunista Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) assume o papel de protagonista e o que vemos é um complexo trabalho de apuração. Essa parte pode ser considerada chata, por ser realmente muito devagar. Mas o filme é, sem dúvidas, um ótimo retrato sobre um dos assassinos em série mais famosos dos EUA.
Cotação do Dai: ***1/2

Zodiac (EUA, 2007) Dirigido por: David Fincher Com: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr., Brian Cox, John Carroll Lynch, Chloë Sevigny…

Veja aqui o trailer do filme Zodíaco:

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Veja também

Cinema Especial – Matt Damon

Matt Damon recebeu elogios por seu trabalho diante e por trás das câmeras, inclusive um Oscar® de Melhor Roteiro e uma indicação ao Oscar®...

Os trabalhos do diretor e roteirista Ruy Guerra

Mais conhecido pelo seu trabalho como cineasta, Ruy Guerra já exerceu outros papéis entre eles ator, letrista, escritor, roteirista, montador e professor. Moçambicano de...

Cinema Especial – David Fincher

David Fincher estreou como diretor longas-metragens em 1992, com Alien 3. Em 1995, dirigiu Se7en – Os Sete Crimes Capitais, o celebrado drama policial...