#417-Chega de saudade

Começou o 40º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. Leia aqui a cobertura completa (ou quase) do maior evento da indústria cinematográfica do país! Neste domingo foram exibidos os curtas “Tarabatara” e “Eu sou assim – Wilson Batista“; além do aguardadíssimo longa-metragem “Chega de Saudade“. Leia abaixo sobre estas produções, mas também não deixe de ler o que já foi comentado aqui no Daiblog: “Amigos de risco” , “Meu mundo em perigo“, “Cleópatra“, “Falsa loura“.

Chega de saudade

Um dos filme mais esperados do festival, “Chega de saudade” é o segundo filme da cineasta Laís Bodanzky, que ficou conhecida pelo denso “O bicho de sete cabeças“. Diferente do longa de estréia, a nova produção é bem leve e divertida. Então quem espera uma história forte, vai se surpreender. O estilo é bem diferente, ficando apenas a boa direção e roteiro bem construído.
 

Como a própria diretora explicou “é um passeio musical”. O filme fala de sentimentos e relacionamentos, com diversos personagens que passam a noite num baile. São histórias comuns de sensações cotidianas. Não existe um protagonista e sim três núcleos de personagens. Estão no elenco Tônia Carrero, Cassia Kiss, Betty Faria, Stepan Nercessian, Maria Flor, Paulo Vilhena (de “O magnata“) e outros.

Participação especial de Elza Soares, que canta na banda da festa. Quando Elza apareceu pela primeira vez na telona, o público aplaudiu. E foi apenas um dos diversos aplausos que o longa recebeu durante a exibição.”Chega de saudade” é cheio de músicas. É realmente um baile musical, com canções de diversos estilos, de bolero até forró.
 

O trabalho da fotografia do filme merece destaque, já que o longa inteiro se passa dentro de um salão de festas. Mas o único ambiente não compromete o desempenho do filme, que não deixa a peteca cair. Ideal para quem gosta de música e dança.
Cotação do Dai: DaiblogDaiblogDaiblog

Chega de Saudade (Braisl, 2007) Dirigido por: Laís Bodanzky Com: Leonardo Vilar, Tônia Carrero, Cassia Kiss, Betty Faria, Stepan Nercessian, Maria Flor, Paulo Vilhena, Luis Serra, Marcos Cesana, Conceição Senna, Clarisse Abujamra, Miriam Mehler e Marly Marley…

Veja aqui o trailer do filme “Chega de saudade“:

Tarabatara

Por que é que eu nunca morei definitivamente num setor só? Porque eu me sinto mal. Me sinto mal com o ar de um lugar só“”.”Tarabatara” é um bonito documentário que mostra a vida de ciganos que moram em Alagoas. O filme mostra cenas do cotidiano e da cultura nômande, de uma forma diferente de um documentário comum. Mulheres com roupas coloridas e um estilo de vida bem exótico são mostrados em cenas bonitas, graças à fotografia bem cuidada. Deliciosa viagem ao mundo dos ciganos.
Cotação do Dai: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Tarabatara (Brasil, 2007) Documentário dirigido por: Julia Zakia Produção executiva: Patrick Leblanc Roteiro e fotografia: Julia Zakia Montagem: Hélio Villela e Julia Zakia Som: Guile Martins

Eu sou assim – Wilson Batista

Sinopse oficial: Ao escrever suas memórias, Wilson Batista relembra a sua trajetória pelo cenário musical do Rio de Janeiro dos anos 50. O curta é baseado na auto-biografia (não concluída) do sambista Wilson Batista (aquele que fez um duelo de canções com o Noel Rosa). Apesar da reconstituição de época ser simples, o filme tem um ritmo bom e agrada quem gosta de MPB. Muito aplaudido no Festival de Brasília. Recomendado para quem gostou de “Noel, poeta da Vila“.
Cotação do Dai: DaiblogDaiblogDaiblog

Eu sou assim – Wilson Batista (Brasil, 2007) Dirigido por: Luiz Guimarães de Castro Com: Maurício Tizumba, Jaime Del Cueto, Gilberto Miranda, Johayne Ildefonso, Mano Melo, Francine Simões e Alberto Cernichiaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui