#567-Curtas (19)

Textos relacionados

Nos últimos dias você leu aqui uma cobertura sobre o For Rainbow – Festival da Diversidade Sexual. A programação do evento abrangeu outras atividades além da exibição de filmes como seminário O audiovisual e a educação para a diversidade, o I fórum de turismo GLS de Fortaleza, oficina de caracterização para cinema, workshop Sensibilizando para a diversidade e lançamento dos livros Prazer & Cinema, de Alfredo Sternheim e Olhares de Claudia Wonder – Crônicas e outras histórias, assinado pela paulistana e atriz Claudia Wonder. Ela faz parte do júri que vai decidir qual produção será premiada no último dia de programação, na próxima terça-feira, dia 9 de setembro.

O corpo de jurado é composto ainda por Tonio Carvalho, diretor da oficina de atores da Rede Globo, a atriz Lucia Veríssimo e os cineastas Armando Praça e Eunice Gutman. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem em dez categorias sendo que a obra que levar o prêmio de Melhor Filme ganhará R$ 5 mil além do Troféu Artur Guedes.

O For Rainbow é uma realização do Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A iniciativa conta com a parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); prefeitura Municipal de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará e SESC Ceará.

No último dia da Mostra Competitiva foram exibidos os curtas “Singularidades“,”Identidade“, “Páginas de menina“, ““, “Tibira é gay“, “Para que não me ames“, “Depois de tudo“. Confira abaixo um pouco sobre alguns filmes. E leia mais sobre o festival clicando aqui e aqui.

Singularidades
Singularidades
Uma das personagens do curtaO mérito do filme “Singularidades” é não se prender apenas na temática homossexual. Apesar da produção se focar apenas em personagens gays com mais de 40 anos, outros aspectos são levados em consideração, como a história de cada pessoa. Com leveza e bom humor, o documentário aproxima o tema da realidade em comum entre todos os espectadores e serve para quebrar preconceitos.

Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐⭐

Singularidades Documentário, 2006, 35 minutos Direção: coletiva. O filmefoi produzido durante uma oficina de realização de vídeo do projeto Olho Vivo, coordenado pelo cineasta Luciano Coelho. Realizado por Ana Claudia França, Ana Paula Cantelli, Antônio Heraldo Santos, Camila Ghilardi, Claludia Bordin Rodrigues, Dante Roloff, Karin Soares, Luciana de Morais, Luciano Coelho, Maristela Mitsuko Ono, Mariza Tezelli e Rafael de Oliveira. Curitiba – PR

Identidade
Identidade
Nada mais atual neste curta do que os show da nova turnê da Madonna no Brasil. No filme, uma garota aguarda com ansiedade o início do show. Ela já comprou os ingressos e só falta ir conferir as músicas do tão aguardado espetáculo musical. Filme que conta com uma surpresinha no final e faz pensar.

Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐

Identidade Ficção, 2008, 10’52” Direção: Thiago Alcântara Belo Horizonte – MG

Para que não me ames

Para que não me ames
Sexo, amor e violênciaCurta-metragem extremamente tocante que mostra um relacionamento entre presidiários. Entre eles está uma travesti que é romântica e sonha com um amor. Entre as grades, os detentos dividem experiências que vão desde o sexo aos sentimentos. Ótimo roteiro, baseado em uma peça teatral.

Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐

Para que não me ames Ficção, 2008, 17 minutos Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade São Paulo – SP
Veja aqui o trailer do filme “Para que não me ames“:

Depois de tudo

Depois de tudo
Estrelado pelo ator Nildo Parente e pelo cantor Ney Matogrosso, o curta “Depois de tudo” conta uma delicada história de amor gay na terceira idade. O filme possui diálogos bem naturais e uma boa química no elenco.

Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐

Depois de tudo Ficção, 2008, 12 minutos Direção: Rafael Saar Rio de Janeiro-RJ

Nostálgico

Poesia e imagensCurta-metragem experimental que é uma colagem de imagens e vídeos da internet com uma trilha sonora editada e desconstruída. Destaque para o belo poema narrado durante a exibição das imagens. O diretor disponibilizou o curta completo no Youtube.

Cotação do Daiblog:

Nostálgico Experimental, 2007, 4’51” Direção: Eduardo Mello Campinas – SP

Veja aqui o filme “Nostálgico“:

Páginas de menina

Páginas de menina
Descoberta da sexualidadeNeste curta-metragem de época, uma jovem passa a trabalhar em uma livraria, mas a nova ocupação vai lhe render mais do que experiências profissionais. Um trabalho sensível com bela direção de arte e fotografia. Poderia ser bem melhor se o roteiro fosse menos sutil ou se guardasse algum momento mais emocionante.

Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐

Páginas de menina Ficção, 2008, 18’50” Direção: Monica Palazzo São Paulo – SP

Veja aqui o trailer do filme “Páginas de menina“:

Veja aqui a relação dos premiados da segunda edição do For Rainbow:

Daiblog Melhor Filme: SINGULARIDADES – documentário e BÁRBARA – ficção

Os jurados decidiram que a categoria Melhor Filme premiará o curta de ficção Bárbara e o documentário Singularidades. A decisão foi tomada em função que qualidade de ambos os audiovisuais.

Daiblog Direção: André da Costa Pinto por AMANDA E MONICK e Lúcia Claus e Bertrand Lira por HOMENS

Daiblog Roteiro: Rafael Saar por DEPOIS DE TUDO

Daiblog Edição: Julia Murat por TÁ

Daiblog Direção de Arte: Renata Rugai por PÁGINAS DE MENINA

Daiblog Trilha Sonora: Fábio Terranova por NOSTÁLGICO

Daiblog Fotografia: Janie D’Ávila por PÁGINAS DE MENINA

Daiblog Desenho Sonoro: Eduardo Silva por DEPOIS DE TUDO

Daiblog Ator: Vandré Silveira por BÁRBARA

Daiblog Atriz: Tieza Tissi por PÁGINAS DE MENINA

Daiblog Argumento: Felipe Sholl por TÁ

Daiblog Revelação: Eduardo Melo por CAFÉ COM LEITE

Daiblog Conjunto da Obra: Nildo Parente

Daiblog Menção Honrosa: O ALMOÇO (CONSIDERE UM JANTAR)

não deixe de ler

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também