#568-Luz silenciosa

Um dos destaques do Cine Ceará deste ano foi “Luz silenciosa“, um daqueles filmes que são tão bonitos que as pessoas ficam sem palavras quando termina. O longa-metragem conta uma história que se passa em uma cidadezinha no norte do México. Mas engana-se quem pensa que o lugar é como a terra dos nachos. A trama se desenvolve em uma comunidade tradicional e isolada, que lembra um vilarejo europeu. Todos os diálogos do filme são em plattdeutsch, um dialeto alemão.

O foco é a traição de Johan, um pai de família. O que é encarado com muita naturalidade em uma série de roteiros, é motivo de um grande dilema moral e espiritual no filme. Os protagonistas são menonitas e seguem a religião. Por isso a fidelidade é um pecado grave e que causa transtornos para o patriarca. “Luz silenciosa” possui um ritmo bem lento, que combina bem com o cenário da história.

Luz silenciosa
Dois amores e um dilema
Enquanto o conflito principal é mostrado, somos presenteados com uma série de lindas imagens que mostram o cotidiano da família. Costumes passados de geração em geração surpreendem pela simplicidade, como a inesquecível cena do banho. E tudo serve para mostrar a forte relação familiar e o doloroso sentimento puro de amor da esposa pelo marido, que não a ama mais.

Luz silenciosa
O filme é marcado por belíssimas cenas
O filme merece ser visto pela sinceridade que consegue transmitir sobre a condição do amor, que aqui aparece das mais diversas formas. Destaque também para as memoráveis cenas da abertura e do encerramento, além de momentos de intensa dramaticidade poucas vezes captadas em um filme.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Stellet licht (México, França, Alemanha, Holanda, 2007) Dirigido por: Carlos Reygadas Com: Cornelio Wall, Maria Pankratz, Miriam Toews, Peter Wall, Jacobo Klassen, Elizabeth Fehr…

Veja aqui o trailer do filme “Luz silenciosa“:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui