#871-Federal

O Cine Brasília viveu uma noite que parecia uma prévia do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro deste ano. A tradicional sala estava lotada e agitada para a pré-estreia de Federal, primeiro longa-metragem do diretor Erik de Castro. A excitação era maior por se tratar de uma produção brasiliense rodada em diversos pontos da capital.

Carlos Alberto Riccelli (Brasília 18%) interpreta Vital, um policial que criou um grupo com tem como principal objetivo acabar com o tráfico de drogas na cidade. Ele reuniu os tiras mais eficientes e bem treinados. São eles Dani (Selton Mello, de Meu nome não é Johnny, A mulher invisível), Lua (Cesário Augusto) e Rocha (Christovam Neto). Todos estão procurando por Béque (Eduardo Dusek), líder de uma máfia que envolve desde gente poderosa até pequenos traficantes das cidades do entorno.
 


Enquanto acompanhamos a investigação, com tiroteios e perseguições, a história mostra um pouco da vida de cada um dos policiais. Daniel, por exemplo, sofre uma crise ética ao se posicionar contra a tortura de testemunhas. Por outro lado, ele tem uma visão idealizada da figura do policial e quer acabar com o crime, apesar de se envolver com uma mulher viciada enquanto deveria estar investigando o consumo de drogas numa festa.

Federal conta com participações internacionais de atores como Michael Madsen (Kill Bill – Volume 2) e Carolina Gómez, atriz colombiana que foi ex-Miss Colômbia e segunda colocada no Miss Universo de 1994. O filme começa de uma forma confusa, com pontas aparentemente soltas. Depois é que os elementos vão se ligando (de forma previsível). Felizmente, depois de um início um pouco desanimador, a história cresce e pega ritmo, com destaque para a sequência do hospital, com suspense e tensão.
 

Alguns momentos poderiam ser melhores, principalmente uma incômoda cena onde Riccelli e Madsen conversam e a câmera acompanha os dois de uma forma insegura e amadora. Porém, no geral, o resultado é bom. A trilha sonora poderosa de Eugênio Matos e a canção-tema de Philippe Seabra, da banda Plebe Rude, são outros acertos.

O melhor ponto do longa-metragem é a reviravolta radical que acontece perto do fim. É um momento tão imprevisível que fez com que muitas pessoas gritassem de susto. E quase não da para acreditar mesmo. O fato é que a trama muda e termina com uma provocação sobre o que é fazer justiça.
 

Também estão no elenco grandes nomes da dramaturgia brasiliense como Similião Aurélio (o cineasta maluco de Brasília Título Provisório), Bidô Galvão (responsável pela cena mais dramática e realista de toda a projeção), Ankomárcio Saúde (artista circense conhecido pelo trabalho que desenvolve ao lado do irmão), entre outros.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Federal:

Federal (Brasil / França / Colômbia, 2009) Dirigido por Erik de Castro. Com Michael Madsen, Carolina Gómez, Selton Mello, Roberto Cano, Eduardo Dusek, Christovam Netto, Analu Silveira, Solange Barros, Similião Aurélio…

Quer ver o filme Federal?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui