#987-Hoje

A ditadura foi um tema bastante presente na 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Foi abordada da forma documental em Ser Tão Cinzento, de Henrique Dantas (Filhos de João – Admirável Novo Mundo), além de fazer parte de Léo e Bia, de Oswaldo Montenegro. Também é lidado em Hoje, longa-metragem em competição.

Mesmo com praticamente apenas dois atores em cena e uma única locação, a cineasta paulista Tata Amaral conseguiu prender a atenção do público presente no Cine Brasília com um drama envolvente. Protagonizado por Denise Fraga (As Melhores Coisas do Mundo) e Cesar Troncoso (ator uruguaio de O Banheiro do Papa), o filme conta a história de uma ex-militante que compra um apartamento com o dinheiro recebido do governo por causa desaparecimento do marido, que foi levado durante o regime militar.

O roteiro foi escrito por Jean-Claude Bernardet ao lado de Rubens Rewald e Felipe Sholl (do curta ). É uma adaptação do livro Prova Contrária, de Fernando Bonassi. O resultado é um filme que pode parecer cansativo pelo fato de ter sido rodado totalmente dentro de um apartamento – o elenco passou cerca de três semanas filmando -, mas soluções criativas quebram o aparente marasmo.

Além da fotografia explorar bastante o espaço físico, o filme apresenta recursos como projeções em paredes para explorar ainda mais o texto tocante. A ação acontece durante a mudança da protagonista para o novo apartamento. É quando seu marido (que até então era dado como morto) aparece. Conflitos e confissões não tardam a surgir, como uma forma de rendenção. Ótimas interpretações só fazem melhorar o resultado. Leia mais sobre Hoje aqui.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Hoje (Brasil, 2011) Dirigido por Tata Amaral. Com Denise Fraga, Cesar Troncoso e Cláudia Assunção.

Fique ligado no Daiblog para mais informações sobre o evento na cobertura do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro! Veja o que já foi publicado:

Galeria Daiblog – 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Crítica de Trabalhar Cansa
Conheça o juri do prêmio da Câmara Legislativa do Festival de Brasília
Shows agitam o 44º Festival de Brasília
Crítica de As Hiper Mulheres
Shows agitam o 44º Festival de Brasília
Crítica de Rock Brasília – Era de Ouro
Galeria Daiblog – Noite de abertura do Festival de Brasília
Estrelas do rock confirmam presença no Festival de Brasília
32 produções fazem parte do Festivalzinho Animado
Mostra exibe trabalhos de cineastas premiadas
Primeiros Filmes de cineastas estão no Festival de Brasília
Veja a programação da Mostra Panorama Brasil
R$ 425 mil em prêmios no Festival de Brasília
Rock Brasília – Era de Ouro abrirá Festival de Brasília
Confira os selecionados do Festival de Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui