#1027-As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne

Como fã do personagem criado pelo cartunista Hergé, poderia fazer uma crítica bem chata sobre As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne, comparando a adaptação hollywoodiana para duas histórias em quadrinhos do belga com a obra original. Mas como nem todo mundo conhece o personagem, vale a pena explicar os pontos altos e baixos da versão.

O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackham – O Terrível são os dois títulos que foram condensados no longa-metragem de animação – em 3D ou 2D. O diretor não poderia ser melhor: Steven Spielberg (Cavalo de Guerra), que usou uma moderna técnica de captura de movimentos. E você até se esquece que é uma animação porque é tudo muito bem feito (com produção de Peter Jackson, de Um Olhar do Paraíso).

A trama foi feita de modo a agradar mesmo que nunca ouviu falar do repórter de topete. Tudo começa quando Tintim (Jamie Bell, de Jumper, King Kong) compra a miniatura de um navio. O objeto logo torna-se cobiçado por estranhas pessoas. Então ele descobre que existe um mistério no passado da embarcação e acaba encontrando um bêbado capitão chamado Hadoock (Andy Serkis, de Planeta dos Macacos – A Origem, Operação Presente) que está relacionado diretamente com o navio e um tesouro.

Os dois tornam-se amigos e lutam para encontrar a foturna e prender os inimigos que aparecem no caminho. Enquanto isso, um ladrão rouba todas as carteiras da cidade, confundindo a polícia – representada pelos atrapalhados Dupond e Dupont. Unindo aventura e comédia, a história se divide em dois momentos. A primeira parte é lenta e chega a desanimar. Mas depois o roteiro investe pesado nas sequências de ação. E isso inclui uma cena impressionante de tirar o fôlego (com vários personagens interagindo simultaneamente numa perseguição frenética). Aí recupera o ritmo e fica ótimo!

Apesar de não ter sido totalmente fiel ao quadrinho, Spielberg fez um bom trabalho porque manteve o espírito aventureiro da história. Uma boa notícia para os fãs do desenho animado é que a voz de Tintim foi mantida e é a mesma da série. Pena que alteraram os outros. O professor Girassol não aparece na história, enquanto Madame Castafiori (que não aparece naqueles gibis) faz uma ponta. Outro detalhe negativo é a trilha sonora morna de John Williams. Responsável por verdadeiros clássicos, ele parece ter operado em modo automático. O tema do desenho animado é bem melhor.

Mesmo assim, o filme é a realização de um sonho para os fãs que sempre quiseram ver as aventuras no cinema. Também estão no elenco Daniel Craig (Amor Obsessivo, A Casa dos Sonhos, A Bússola de Ouro, Invasores), Simon Pegg (Missão Impossível – Protocolo Fantasma, Star Trek – O Filme), Gad Elmaleh (Meia-Noite em Paris, Contratado para Amar), entre outros.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne:

The Adventures of Tintin (EUA / Nova Zelândia, 2011) Dirigido por Steven Spielberg. Com Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg, Daniel Mays, Gad Elmaleh, Toby Jones…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui