Tudo sobre o ator Paul Dano

Textos relacionados

Paul Dano, em um período relativamente curto, colaborou com alguns dos mais famosos roteiristas e diretores de sua geração. Em seguida aos desempenhos notáveis em Sangue Negro de Paul Thomas Anderson, e Pequena Miss Sunshine, dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, Dano mais recentemente participou como Alexander (a criatura semelhante a um bode) de Onde Vivem os Monstros, dirigido por Spike Jonze e escrito por Jonze e Dave Eggers.
O Bom Coração

Dano estrelou ainda dois lançamentos da Magnolia Films. A seleção do Festival de Cinema de Toronto de Dagur Kari, The Good Heart, é uma comédia-drama motivada pelo personagem que segue um misantropo doente (Brian Cox, com o qual Dano estreou pela primeira vez em L.I.E.), que toma um garoto sem teto (Dano) sob suas asas para manter seu imundo bar de Nova York funcionando. Em The Extra Man, comédia excêntrica baseada num romance popular de Jonathan Ames, Dano interpreta um professor de escola preparatória e aspirante a roteirista que acaba dividindo um apartamento de Manhattan com um acompanhante de viúvas ricas (Kevin Kline).

No início deste ano, Dano conclui o trabalho em For Ellen de So Yong Kim, drama no qual interpreta um músico em dificuldades, que embarca em uma jornada noturna para enfrentar sua ex-mulher pela custódia do filho. Dano também trabalhou como produtor executivo. Além disso, ele participou de Meek’s Cutoff de Kelly Reichardt, a ser lançado, um drama de época sobre um grupo de famílias que selecionou o montanhista Stephen Meek para guiá-los pelas Cascade Mountains. Michelle Williams e Zoe Kazan também estrelam o filme.

Em 2007, Dano angariou uma indicação ao Baftade Melhor Ator Coadjuvante como um carismático jovem pastor, contracenando com Daniel Day-Lewis no já mencionado Sangue Negro. Seu desempenho como adepto de exercícios físicos e Nietzche movido pela angústia que fez um voto de silêncio, em Pequena Miss Sunshine, lhe valeu o prêmio da Broadcast Film Critics Association de Melhor Ator Jovem, bem como uma indicação ao Independent Spirit de Melhor Ator Coadjuvante. O elenco arrebatou os prêmios da Screen Actors Guild e da Broadcast Film Critics Association. Dano também ganhou um Independent Spirit (Melhor Desempenho de Estreia) por sua representação de um adolescente forçado a passar a adolescência praticamente sem orientação, em L.I.E de Michael Cuseta.

Também fazem parte dos créditos de Dano Aconteceu em Woodstock de Ang Lee; O Mundo de Jack e Rose de Rebecca Miller, com Daniel Day Lewis e Catherine Keener; Nação Fast Food de Richard Linklater; Roubando Vidas; The King; Explicit Ills e Weapons.Tendo crescido em Manhattan e Connecticut, Dano começou a carreira nos palcos de Nova York com papéis coadjuvantes na Broadway, em Inherit the Wind ao lado de George C. Scott e Charles Durning, e A Christmas Carol, com Ben Vereen e Terrence Mann. Ele retornou aos palcos em 2007, com a encenação no circuito off-Broadway da The New Group de Things We Want, dirigida por Ethan Hawke e estrelada por Peter Dinklage, Josh Hamilton e Zoe Kazan.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também