#1053-Jogos Vorazes

Ser lançado e comparado como o novo fenômeno depois de Harry Potter e Crepúsculo pode desanimar quem está cansado de trilogias no cinema. Mas, para um público jovem que dificilmente encontra algo interessante e de qualidade para se ver na telona, a estreia de Jogos Vorazes vem provar que existe vida inteligente na adolescência.

O longa-metragem foi adaptado do livro de Suzanne Collins (que colaborou com o roteiro) e se passa em um futuro onde existe uma espécie de reality show chamado Jogos Vorazes – atração que convoca aleatoriamente jovens de diversos “distritos” para uma luta mortal onde só deverá restar um único sobrevivente – o vencedor. O programa não serve apenas como forma de entretenimento para os mais poderosos. É, também, uma forma de mostrar o poder para as regiões menos favoritas que são dominadas pela elite.

A primeira parte do filme contextualiza um pouco o universo onde se passa a trama e apresenta Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence, de X-Men: Primeira Classe e Um Novo Despertar), a protagonista. Ela se voluntaria para participar do programa com o objetivo de livrar a irmã mais nova da morte certa.

Jogos Vorazes prende a atenção pela tensão crescente. Sem pressa, o cineasta Gary Ross (Seabiscuit – Alma de Herói) apresenta os detalhes do futuro descrito pela autora do romance original e ainda apresenta os outros personagens. Sabendo que o principal conflito será violento e sangrento o bastante para assustar qualquer um, o filme é bem diferente do que se pode esperar de uma produção feita para fãs de Crepúsculo, por exemplo. Apesar de ter alguns momentos água-com-açúcar, o tom é mais sombrio.

Com suspense e ação, o longa tem tudo para fazer sucesso e a continuação certamente será bem vinda. A fotografia diferenciada e a câmera na mão chamam a atenção pela ousadia estética – algo que não dá para perceber vendo o trailer, por exemplo. E é curioso ver como os atores de Hollywood cresceram. O menino Alexander Ludwig (A Montanha Enfeitiçada), a pequena Isabelle Fuhrman (a Esther, de A Órfã) e até mesmo Josh Hutcherson (Viagem 2: A Ilha Misteriosa), que até pouco tempo era uma criança (como pode ser visto em ABC do Amor), aparecem agora bem desenvolvidos.

O elenco adulto é repleto de nome conhecidos: Stanley Tucci (O Diabo Veste PradaUm Olhar do Paraíso, Capitão América: O Primeiro Vingador), Wes Bentley (P2 – Sem Saída), Elizabeth Banks (À Beira do Abismo, Seres Rastejantes), Donald Sutherland (Quero Matar Meu Chefe, Um Amor de Tesouro, Maldição), entre muitos outros. Com certeza vale uma conferida, embora as semelhanças com o japonês Batalha Real desanime um pouco. Este detalhe, e a forma como tudo se conclui, tiram um pouco o brilho do que poderia ser ainda melhor.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

O trailer de Jogos Vorazes não pode ser visualizado aqui porque a incorporação foi desativada mediante solicitação, mas clique neste link para ver no Youtube.

The Hunger Games (EUA, 2012) Dirigido por Gary Ross. Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Stanley Tucci, Wes Bentley, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Isabelle Fuhrman,  Alexander Ludwig, Donald Sutherland…

1 COMENTÁRIO

  1. Um filme que dificilmente não agrada. Uma estória inovadora, diferente, que se sustenta dos mínimos detalhes durante todo o filme, tem ritmo, ação e surpresas em boa dose e mais… deixou uma impressão de que, as continuações terão mais do que se imagina, adorei o filme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui