#1083-Mr. Badger (Sr. Texugo)

*Por Ray de Aguiar (na Cidade de Goiás) – raydeaguiar@daiblog.com.br

O mais interessante em festivais de cinema é que temos a chance de conferir filmes que não teríamos a oportuidade no circuito comercial. E muitos conseguem passar emoções que nos surpreendem. Exibido na Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) 2012, o curta-metragem Mr. Badger (Sr. Texugo), de Martin Maj e Karel Czech ,da República Tcheca, mostra um texugo que adora artes cênicas e tenta mostrar seu talento para seus amigos da floresta.

Seu maior sonho é atravessar a estrada e chegar até a cidade para se apresentar nos palcos urbanos. O problema é que nenhum animal até hoje conseguiu passar pela perigosa estrada, o que leva o texugo a um dilema: se deve viver como seus amigos, caçando todos os dias, ou ir atrás de seu sonho. Os animais são todos bonecos de marionetes em meio a cenários reais, o que mostra que sempre é possível encontrar uma nova forma de fazer cinema.

O texugo demonstra grande determinação para ir em busca do que mais gosta de fazer. Enquanto está em casa, fica ensaiando peças de dramaturgos e aperfeiçoando sua entonação e dicção. Apesar de todo seu entusiasmo, seus amigos não levam muita fé nele, tentando desencorajá-lo para evitar uma decepção. Esse tipo de história já foi contada várias vezes, mas quando os personagens cativam e a abordagem é original, o filme sempre funciona.

Simples e direto, como um curta-metragem deve ser. Uma história bonita e encorajadora. E um pouco de cultura de um país pouco conhecido no Brasil. Afinal, mesmo sendo novidade para nós um filme com marionetes em florestas de verdade, essa arte de dar vida aos bonecos é muito comum na República Tcheca. Recomendo!
Cotação do Daiblog:DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja um trecho de Mr. Badger:
 

 

Pan Jezevec (República Tcheca, 2011) Dirigido por Martin Maj, Karel Czech. Com as vozes de Jakub Slach, Lukáš Bouzek, Mikuláš Čížek, Adam Kubišta, Filip Šebšajevič, Jiří Lábus, Taťjana Medvecká, Andrea Ballayová and Miroslav Krobot.


Ray de Aguiar viajou a convite do FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui