Cinemato exibe Hoje, de Tata Amaral

Em sua 18ª edição, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato – promove uma verdadeira movimentação na sétima arte na capital mato-grossense, reunindo público de diversas idades, provocando debates e se consolidando como uma vitrine do audiovisual. Por meio da iniciativa, idealizada pelo cineasta Luiz Borges, os cinéfilos podem conferir produções que muitas vezes estão fora do circuito comercial e se destacam nos festivais brasileiros.

Na Mostra Competitiva de Curta Matragem, duas produções: Acerca da Cana (foto) e A Obscena Senhora D. De Felipe Peres Calheiros, Acerca da Cana (PE), retrata nos anos 90, a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, onde 15 mil famílias foram expulsas dos seus sítios na zona da mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir. Com direção e roteiro de Catarina Accioly (DF), A Obscena Senhora D conta a história de Hillé, que em busca de respostas, isola-se no vão da escada de sua casa. No emaranhado de perguntas sobre a existência, a escritora Hilda Hilst desenha em Hillé – a Senhora D – um diálogo com Ehud, seu marido morto, questiona a presença de Deus, numa busca incessante. D de derrelição.

O grande vencedor do 44º. Festival de Brasília – conquistando seis prêmios, inclusive o principal, melhor filme, Hoje, drama político da diretora paulista Tata Amaral, é o longa da noite desta terça-feira no Festival de Cinema de Cuiabá. Na tela, Denise Fraga interpreta Vera, uma ex-militante política, que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira.

Com o dinheiro, ela compra seu apartamento próprio e liberta-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era reconhecida oficialmente como viúva. A mudança para o novo lar traz consigo uma visita de alguém do seu passado, que obriga Vera a rever toda a sua trajetória. A cineasta Tata Amaral e a premiada atriz Denise Fraga estarão na plateia do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

18º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato
De 24 a 30 de outubro no Cine Teatro Cuiabá – Av. Getúlio Vargas
http://www.cinemaevideocuiaba.org/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui