Crítica do filme A Face da Morte

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@daiblog.com.br

O cineasta Michael J. Gallagher tinha 24 anos quando lançou o interessante A Face da Morte. E a idade do diretor pode ser notada pelo ritmo ágil e a forma como conduz o filme de terror, que fala sobre o comportamento dos jovens na internet. A trama é focada em Ashley (Caitlin Gerard, de A Rede Social), uma adolescente nerd que entra na faculdade e passa a morar com a maluquete Proxy (Melanie Papalia, de American Pie Apresenta: O Livro do Amor).

Ashley é apresentada a um novo mundo, onde viciados em tecnologia fazem festinhas. E é num desses encontros que ela conhece a lenda urbana do Smiley, que diz que se você digitar “Eu fiz isso pela risada” três vezes enquanto estiver conversando com alguém pela webcam, a pessoa morre. Um homem com uma máscara que lembra um emoticon sorrindo aparece e esfaqueia quem está no outro lado do computador.


Quando a lenda parece ser real e Ashley assiste a vídeos de pessoas sendo assassinadas, o medo passa a fazer parte da rotina da universitária. Caprichando no sustos, A Face da Morte é um típico título do gênero slasher – representado principalmente pela franquia Sexta-feira 13. A influência do longa, a começar pelo próprio pôster, é de Pânico, de Wes Craven, que ressucitou esse tipo de filme nos anos 90.


O melhor é que, em vez de ser apenas mais uma história onde o que importa é a contagem de corpos, o filme procura trazer para a realidade a tal lenda urbana. O maior mistério do roteiro é a discussão se o Smiley existe de verdade ou não. Com muitos elementos e gírias do mundo virtual, o filme faz referência aos memes, virais e os perigos da internet, como sites polêmicos e práticas ilegais. Tudo serve de pano de fundo para uma grande crítica sobre a postura assustadora de muitos jovens que se escondem pelo anonimato da web.
Cotação do Daiblog: Daiblog
Daiblog
Daiblog

Smiley (EUA, 2012) Dirigido por Michael J. Gallagher. Com Caitlin Gerard, Melanie Papalia, Shane Dawson, Andrew James Allen, Liza Weil, Roger Bart, Keith David, Toby Turner, Michael Traynor, Jana Winternitz…

Veja aqui o trailer do filme A Face da Morte:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui