A partir de hoje, você poderá ver uma série de curtas-metragens nacionais e internacionais no Daiblog – Diversão * Arte * Informação. Os filmes serão todos comentados. A ideia é que este seja um espaço semanal para que você leia e tenha a oportunidade de assistir também! Na edição de hoje, você verá os curtas Mamá, O Bolo e Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho. Obs: Os filmes estão hospedados no YouTube, sendo de responsabilidade de quem fez o upload permanecer com o filme ativo em sua conta.

*Por Barbara Soares – barbarasoares@daiblog.com.br

Mamá
Mamá, curta que deu origem ao longa americano de mesmo nome, é um terror espanhol sobre duas crianças, as irmãs Lily e Victoria, que tentam escapar da enorme casa onde moram porque sua mãe acaba de retornar. Em poucos minutos, fica clara a real natureza da mãe e o porquê do medo das irmãs.

No melhor estilo “casa mal-assombrada”, o filme começa calmo, mas logo assusta o espectador com a aparição de uma criatura bizarra. Com uma fotografia imersa em sombras e uma câmera sempre em movimento, que segue as irmãs e depois toma o ponto de vista daquela que as persegue, o filme transmite intensa tensão e medo na plateia. Fica quase impossível não fechar os olhos ou pelo menos tampá-los parcialmente com as mãos. Durante os três minutos, o espectador se sente em um trem-fantasma com emoção de montanha-russa. Para completar, o curta conta com uma ótima e assustadora reviravolta.
Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐⭐


Mamá (3min, Espanha, 2008) Escrito e dirigido por Andrés Muschietti, com Victoria Harris, Berta Ros e Irma Monroig.

O Bolo
O curta brasileiro O Bolo é uma comédia que conta a história de Dirce, uma empregada doméstica que leva uma vida séria e de acordo com suas fortes crenças religiosas. Porém, tudo isso muda quando ela come um bolo na casa do patrão sem saber que este continha grandes quantidades de maconha. Fabiula Nascimento está excelente como Dirce, expressando bem os dois opostos de comportamento da personagem, antes e depois da droga. Trabalhando em uma casa colorida (o design de produção está de parabéns) cheia de objetos que atrairiam alguém naquele “estado”, Dirce encarna de uma dançarina indiana a Marilyn Monroe, e até mesmo toma banho de mangueira e tira a roupa em público.

No geral, o humor do filme funciona bem, mas peca em alguns momentos exacerbados, beirando a paródia, como aquele no qual a protagonista age como se estivesse possuída. Por outro lado, dois ótimos aspectos são a fotografia e os efeitos sonoros, que produzem planos psicodélicos que realçam os efeitos da maconha. Também merece destaque o divertido flashback que explica a existência de certos objetos na casa do patrão, como o próprio bolo e uma camisinha.

Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐⭐

O Bolo (15min, Brasil, 2010) Escrito e dirigido por Robert Guimarães, com Fabiula Nascimento, Eriberto Leão e Flávio Bauraqui.

Eu Não Quero Voltar Sozinho
Este premiado curta brasileiro, que deu origem ao longa lançado este ano, conta a história de Leonardo, um adolescente que é deficiente visual e tenta viver ao máximo uma vida normal e independente. Para isso, ele conta com a ajuda de sua melhor amiga, Giovanna. Porém, a chegada de Gabriel, novo na escola, abala a amizade dos dois e desperta em Leonardo sentimentos até então desconhecidos.

Este é um curta espetacular que relata de forma comovente e cheia de sensibilidade uma história que facilmente poderia resultar em um melodrama. Contando com excelentes atuações do trio principal, o filme cria um mundo realista mas ao mesmo tempo poético, lotado de nostalgia (acentuada pela fotografia, cheia de tons pastéis).  Além disso, retrata muito bem a timidez da juventude e a insegurança e medo diante da descoberta do primeiro amor. É quase impossível não ter vontade de morar nesse universo simples e belo. Ou, na falta disso, de rever o filme várias vezes.

Cotação do Daiblog: ⭐⭐⭐⭐⭐

Eu Não Quero Voltar Sozinho (17min, Brasil, 2012) Escrito e dirigido por Daniel Ribeiro, com Ghilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amorim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui