• Críticas
  • Festivais
  • Lista61

BIFF 2016 – Crítica: A apatia bizarra de Sem Mover Os Lábios

Textos relacionados

*Por Clara Camarano – redacao@daiblog.com.br

Um homem frio, calculista, que mal abre a boca para falar. A não ser quando é obrigado a dar vida a bonecos em bares “pé sujos”. É neste cenário e com a ausência total de empatia e de qualquer tipo de afeição que o manipulador de fantoches Carlos (Giancarlo Chiappe) faz seu ganha-pão diário. No meio de beberrões e machões, o fantoche da história é ele.


Representante dos nossos vizinhos colombianos, o longa-metragem Sem Mover os Lábios, dirigido por Carlos Osuna, teve seu primeiro lançamento no Brasil na 5ª edição do Brasília International Film Festival (BIFF). A produção é a segunda do diretor colombiano, que assinou antes Gordo, Calvo e Baixo, de 2011. 
Com um estilo que recorre a personagens esdrúxulos e bizarros, Osuna volta agora no seu novo longa com uma pegada ainda mais irreverente ao focar no seu protagonista homônimo. Uma figura que, além de toda a frieza, é um tipão careca cheio de manias, que age com as pessoas de uma maneira fora do convencional. Sem emoção, inclusive ao lidar com a doença da própria mãe. 
E se é para falar de bizarro, o que não faltam são bizarrices na produção. O pai louco, a  mãe doente e carente, as estranhas mulheres com quem o protagonista transa de forma mecânica. Além das manias esquisitas e peculiares de cada um destes personagens. 

Se for pensar nestes traços de personalidades,  a trama até mostra bons ingredientes. Inclusive, ganha pontos positivos por criticar a efervescência do catolicismo no país e as ilusões provocadas pela mídia. No entanto, a crescente de acontecimentos sem fundamento e nexo acaba por desviar o roteiro para um verdadeiro show de horror trash.  Se a ideia era explorar o gênero surrealista, como aparenta, o exagero beirou  o grotesco.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Leia mais sobre o 5º BIFF – Brasília International Film Festival:

BIFF 2016 – Crítica: A apatia bizarra de Sem Mover Os Lábios

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Veja também

Selton Mello na frente e atrás das câmeras

Um dos atores mais aclamados de sua geração no Brasil, Selton Mello tem se firmado como um cineasta original, de inquietações pessoais, dono de...

Tudo sobre a atriz e produtora Margot Robbie

Margot Robbie é uma talentosa atriz que cativou audiências no mundo todo com incríveis performances ao lado de notáveis nomes no cinema. Continuamente evoluindo...

Cinema Especial – Kate Beckinsale

Kate Beckinsale há pouco recebeu elogios da crítica e uma indicação a Melhor Atriz da Broadcast Film Critics Association por sua atuação no drama...