Crítica: Vampiros como a gente em O Que Fazemos nas Sombras

*Por Leonardo Resende – hashtagcinema@daiblog.com.br

Alguns filmes de terror podem ser titulados como “terrir”, expressão que remete a junção da comédia com o terror. Um dos percursores mais famosos do cinema foi Sam Raimi, com a trilogia A Morte do Demônio. Caso Raimi não queira retornar a este posto de mestre do terrir, o cinema atual encontrou seus sucessores. Jamaine Clement e Take Waititi que assinam a direção de O Que Fazemos nas Sombras esbanjam talento. O filme está disponível em DVD.

Na trama, Vladislav (Clement) e Viago (Waititi) são dois vampiros que estão tentando se adaptar aos tempos modernos. Porém, eles descobrem que tarefas das mais simples como alugar um apartamento, ter uma vida social ativa, dentre outras são mais trabalhosas do que fugir do sol, das estacas ou dos padres. Acompanhados do também vampiro Deacon (Jonny Brugh), eles recebem uma equipe de documentaristas que filmam todo o seu inusitado dia-a-dia.

Muitas vezes, existe a dificuldade do diretor em passar ao ator sua perspectiva de atuação, uma vez que o mesmo vai ser dirigido pelo cineasta. O que acontece em O Que Fazemos nas Sombras é o oposto. Os próprios diretores encontraram a solução deste problema encarnando os protagonistas Vladislav e Viago. Uma atitude que estampa a autenticidade do roteiro e o apego técnico que os realizadores tiveram com o filme. Ou seja, ninguém melhor do que eles seria capaz de aproveitar a verdadeira essência dos personagens. Um fator que deixa transparente de como os cineastas se divertiram ao realizar o longa-metragem.
É quase nulo o número de diretores atuais que atingem uma comédia satirizada sem soar pastelão. O nome que sempre aparece nas listas é Edgar Wright, de Scott Pilgrim Contra o Mundo e Todo Mundo Quase Morto. Clement e Waititi se aproximam dele com muita facilidade. Um exemplo disso é quando algumas cenas são tão bizarras que o espectador fica na dúvida entre rir ou sentir medo.

Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme O Que Fazemos nas Sombras:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui