Crítica: Não se deixe enganar pelo trailer de Passageiros

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Com direção do norueguês Morten Tyldum (O Jogo da Imitação), o longa-metragem Passageiros traz no elenco dois queridinhos de Hollywood: Chris Pratt (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros) e Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes). Carismáticos e com boa química em cena, eles interpretam dois passageiros que estão na nave Avalon. O objetivo do veículo espacial é levar mais de 5000 pessoas para outro planeta, que será colonizado. A viagem tem duração de 120 anos, por isso todos hibernam para chegar lá ainda jovens e vivos.
Porém algo dá errado e o personagem de Pratt acorda antes da hora. Ele desperta cerca de 90 anos antes do previsto. E aqui vai um aviso importante para você que assistiu ao trailer e ficou curioso com o mistério em torno do motivo pelo qual os protagonistas acordaram da hibernação: isso é revelado na cena inicial. Foi uma pegadinha do trailer para que você pense que há alguma conspiração ou algo mirabolante na história que, na verdade, é bem simples.

Apesar de ter recebido duras críticas da imprensa internacional, o filme de Tyldum não é ruim. Ele é diferente do que se pode esperar, visto que tem mais romance do que ação. E é um prato cheio para quem gosta da temática futurista aplicada no cotidiano. Por exemplo, detalhes curiosos sobre o funcionamento da nave são explorados. Como tudo é bem produzido, é realmente interessante ver os ambientes confortáveis que a Avalon oferece. Algo que lembra um cruzeiro de luxo.

O maior problema mesmo é em relação ao que é passado pelo trailer e as expectativas que são criadas. Não existem as reviravoltas de Interestelar e nem questionamentos sobre a vida, como Gravidade (embora tente!). Na verdade, não há novidades no roteiro de Jon Spaihts, que escreveu também o chato A Hora da Escuridão, além de Doutor Estranho e Prometheus – de onde ele praticamente reciclou a cápsula médica, onde, por sinal acontece uma das melhores cenas do filme do universo Alien. Isso não significa que o filme não consiga entreter, funcionando mais como uma história de amor, no caso.
Cotação do Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Passageiros:



Passengers (EUA, 2016) Dirigido por Morten Tyldum. Com Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen, Andy Garcia, Vince Foster, Kara Flowers, Laurence Fishburne…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui