Hardcore: Missão Extrema é o filme que todas as adaptações de games deveriam ser

*Por Leonardo Resende – Especial para o Cine61

O número de adaptações parcialmente bem-sucedidas de video-games para o cinema é quase zero. Se existem filmes que chegaram perto dessa glória, são eles: Mortal Kombat (1995) e Resident Evil (2002). Curiosamente ambos são de Paul W. S Anderson. Alguns espectadores viram um pequeno vislumbre de uma boa adaptação com Warcraft: O Encontro de Dois Mundos (2016), de Duncan Jones. Outros apostaram suas fichas com Assassin’s Creed, de Justin Kurzel. Porém a melhor adaptação de video-games não é original de um console. Confuso? Hardcore: Missão Extrema, disponível no Netflix e live-streaming, usa todos os elementos que uma adaptação deveria usar, mas nunca teve a ousadia.
No primeiro instante, somos apresentados a Henry, um ciborgue que não se recorda da sua vida anterior. De acordo com algumas breves passagens e flashbacks do protagonista, pode-se deduzir que o mesmo sofreu um acidente gravíssimo. Intercalando as imagens do passado, o filme é editado com uma ação ininterrupta. A montagem é tão frenética que, no princípio, Henry deve apenas salvar uma donzela e fugir dos vilões.
Sua maior vantagem e proximidade com os games é a fotografia em primeira pessoa. Nunca presenciamos o rosto de Henry. Acompanhamos o filme em sua perspectiva. Vemos o protagonista dilacerar, metralhar e mutilar diversos figurantes. Todo esse ponto de vista que lembra uma câmera Go-Pro, faz abstrair qualquer enredo relevante. Ver Henry se deliciando com tamanha violência é muito divertido.
Talvez seja esse fator que faça com que Hardcore – Missão Extrema seja infinitamente mais bem-sucedido em relação a adaptações de games. Os filmes baseados em franquias de consoles têm aquele imenso desafio da fidelidade ao fã. Por ser original, o longa-metragem não precisa agradar nenhum fã. Além da filmagem, este é o maior destaque do filme. Aquela preocupação de ser fiel a alguma história é tão banal quanto todos os corpos que Henry esquarteja.

Veja aqui o trailer do filme Hardcore: Missão Extrema:

Hardcore Henry (2015, Rússia, EUA) Dirigido por Ilya Naishuller. Com Sharlito Copley, Hailey Bennett, Danila Kozlovsky, Tim Roth, Andrei Dementiev, Svletna Ustinova, Jack Han, Darya Charusha…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*Por Leonardo Resende - Especial para o Cine61 O número de adaptações parcialmente bem-sucedidas de video-games para o cinema é quase zero. Se existem filmes que chegaram perto dessa glória, são eles: Mortal Kombat (1995) e Resident Evil (2002). Curiosamente ambos são de Paul W....Hardcore: Missão Extrema é o filme que todas as adaptações de games deveriam ser