• Críticas
  • Lista61

Una mostra o reencontro tenso de uma relação pedófila

Textos relacionados

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Após muito tempo de ausência, Una (Rooney Mara) reencontra-se com Ray, que agora se chama Pete (Ben Mendelsohn). Os dois tiveram um relacionamento amoroso há quatro anos e a conversa entre ambos é marcada por mágoas do passado e questionamentos sobre a conturbada relação vivida. Há um detalhe, contudo, que muda todo o contexto desta trama aparentemente comum: na época em que os dois tiveram um caso, Ray era um homem com mais de 30 anos, enquanto Una era uma pré-adolescente de 13 anos.

O longa-metragem dirigido por Benedict Andrews trata da polêmica relação de um adulto com uma garota menor de idade. O roteiro foi escrito por David Harrower com base em sua peça teatral, que foi sucesso de público. Os diálogos são fortes, muitas vezes difíceis. O que se vê é um confronto de palavras à flor da pele sustentado por boas interpretações. A protagonista, agora uma mulher, consegue enfrentar o homem, que foi preso pelo que fez.

Em vez de seguir o caminho mais óbvio da vítima vingativa versus seu abusador, Una trabalha as entrelinhas, as singularidades que individualizam cada pessoa. O maior destaque do filme, sem dúvidas, é a complexidade de suas personagens. Sem fazer juízo de valores, a trama dá espaço para o diálogo e voz para as duas versões dos fatos. Apesar de se tratar de um tema incômodo, não existe um sensacionalismo e não há cenas apelativas.

Isso não ameniza a seriedade da situação e muito menos a repercussão que uma vida sexual iniciada antes da hora representa na personalidade da protagonista. Una começa como um drama, sempre intenso e inesperado. E a tensão tem um ritmo crescente, caminhando para um suspense. O roteiro é todo fragmentado, unindo flashbacks, lembranças e memórias de Una e Ray de acordo com seus próprios pontos de vista. Um dos melhores trabalhos de Rooney Mara.

Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Una:



Una (Reino Unido/EUA/Canadá, 2016) Dirigido por Benedict Andrews. Com Rooney Mara, Ben Mendelsohn, Riz Ahmed, Tobias Menzies, Poppy Corby-Tuech, Natasha Little…

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Veja também

O talento do compositor Howard Shore

Howard Shore é considerado um dos mais respeitados e ativos compositores e condutores. Seu trabalho com Peter Jackson na trilogia O Senhor dos Anéis...

Tudo sobre o diretor sul-coreano Chan-wook Park

Chan-wook Park nasceu em Seul, Coreia do Sul, em 23 de agosto de 1963. Vencedor do Grand Prix em Cannes por Oldboy e do...

Conheça os trabalhos do diretor Rafael Primot

Cineasta, roteirista, dramaturgo e ator. Formou‐se em Cinema na FAAP (SP) e pós-graduação em Psicologia aplicada a escrita na PUC. Estudou dramaturgia com Antunes...