• Lista61

Reencontros cinéfilos em Love Film Festival

Textos relacionados




Há quem acredite naqueles encontros e desencontros de casais que parecem que nasceram para ficar juntos. Esteja um do lado de cá do mundo e o outro parceiro do lado de lá. A crença aqui fica nas mãos do destino, podendo este levá-los para um final feliz ou não. Após a estreia no Festival do Rio em 2014, o longa-metragem Love Film Festival chega às salas com esta temática romântica, que tem como foco exatamente o reencontro, por acaso. Protagonizado pelo ator colombiano Manolo Cardona e pela atriz brasileira Leandra Leal, Love Film Festival retrata a história da roteirista Luzia (Leal) e do ator Adrián (Cardona), dois cinéfilos que se apaixonam em meio a um festival de cinema em Portugal.
O amor ardente entre ambos revelado em intensas cenas de sexo, no entanto, é interrompido pela distância que os separa. Após o festival, eles voltam para suas casas e retomam suas rotinas. Luzia começa a namorar no Rio, enquanto o ator recebe um convite para ir morar em Los Angeles. Mesmo assim, apesar do destino fora de órbita, a dupla volta a se encontrar diversas vezes em festivais mundo afora. O roteiro que leva a assinatura de Manuela Dias (autora da minissérie Justiça) consegue manter a fidelidade da passagem de tempo. As gravações foram espaçadas e levaram anos de filmagem. 

A produção de 1h40 foi rodada no Brasil, em Portugal, na Colômbia e nos Estados Unidos. Não à toa, a direção também leva quatro nomes. A própria Manuela (Chicago), Vinicius Coimbra (Portugal), Bruno Safadi (Rio de Janeiro) e Juancho Cardona (Cartagena – CO). O filme traz belas paisagens destes quatro países e reencontros intensos, mas ao mesmo tempo realistas (o casal não deixa de contar um ao outro sobre os seus dramas pessoais). O diálogo entre ambos, mesmo com as diferenças do idioma – Luzia fala português e Adrián, espanhol – expõem um relacionamento típico do século 21.  

Ambos são livres, mas não deixam de se amar quando se reencontram nos festivais. Aliás, a metalinguagem é aqui muito bem trabalhada, já que no decorrer das filmagens os personagens de fato interagem com atores, diretores e produtores reais e mostram os bastidores destes festivais e de seus filmes criativos e alternativos. A atuação de Leandra Leal, que acaba também de estrear como diretora em Divinas Divas, é brilhante. A atriz trabalhou com Manuela Dias novamente depois, em Justiça. Manolo também não deixa a desejar. Mesmo assim, talvez pela liberdade da vida de ambos os personagens, o reencontro deles é sempre sem sal e não mostra uma grande paixão entre eles. Se não era esta a intenção, tudo bem. Mesmo assim, os românticos vão esperar mais.
Cotação do Cine61DaiblogDaiblogDaiblog

*Por Clara Camarano –
contato@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme  Love Film Festival:  





Love Film Festival (Brasil / Colômbia, 2014) Dirigido por Juancho Cardona e Vinicius Coimbra. Com Manolo Cardona, Leandra Leal, Nanda Costa, Eduardo Moscovis, Ângela Leal, Gustavo Machado…

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Veja também

O talento do compositor Howard Shore

Howard Shore é considerado um dos mais respeitados e ativos compositores e condutores. Seu trabalho com Peter Jackson na trilogia O Senhor dos Anéis...

Destaques da filmografia da atriz Chloe Sevigny

Chloe Sevigny retratou uma freira numa cidadezinha da África devastada pela AIDS em “3 Needles”, escrito e dirigido por Thom Fitzgerald, com  Lucy Liu...

Conheça a carreira do ator Mark Ruffalo

Com uma extensa lista de créditos em filmes os mais diversos, Mark Ruffalo é um dos mais requisitados atores de Hollywood. Recentemente, Ruffalo concluiu...