Uma Noite de Crime tem premissa ótima e resultado fraco

Imagine a seguinte situação: durante 12 horas de um único dia por ano, uma lei nacional permite que qualquer atividade ilegal possa ser cometida sem qualquer punição. Ela faz parte de um plano do governo para equilibrar a violência e servir para a população “limpar a alma” e a população dos indivíduos indesejados, como pobres e minorias. É isso que acontece em Uma Noite de Crime, longa-metragem de James DeMonaco. A trama se passa num Estados Unidos do futuro, onde os índices de violência foram reduzidos graças à iniciativa.

A trama é centrada na família de James Sandin (Ethan Hawke, de A Entidade), empresário que rabalha no ramo da segurança. Ele instalou um sistema que blinda as portas e janelas de sua casa, impedindo que qualquer pessoa entre ou saia do local. Uma forma aparentemente eficiente de transformar a mansão numa fortaleza contra qualquer intruso que possa atacar a família Sandin durante a noite de crime. Mas nem tudo sai conforme o planejado, ainda mais por se tratar de um filme de suspense.

A premissa do longa é interessantíssima e poderia render um longa ótimo nas mãos de outro cineasta. Mas, infelizmente, não é o que acontece. Apesar do início bem construído, com um clima de tensão crescente, o roteiro promissor desanda – resultando em apenas mais uma produção do gênero. Além do desperdício potencial da história, outro ponto que incomoda são os personagens que beiram o estúpido: desencontram-se durante toda a projeção e mudam de opinião toda hora sobre o que fazer.

Uma coisa é certa: se o lado psicológico da trama fosse melhor trabalhado, seria um brilhante título que, além de assustar, faria o público questionar sobre a “limpeza” social necessária para a construção de uma sociedade perfeita e a natureza violenta dos seres humanos. 

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Uma Noite de Crime:

The Purge (EUA/França 2013) Dirigido por James DeMonaco. Com Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder, Adelaide Kane, Edwin Hodge…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagine a seguinte situação: durante 12 horas de um único dia por ano, uma lei nacional permite que qualquer atividade ilegal possa ser cometida sem qualquer punição. Ela faz parte de um plano do governo para equilibrar a violência e servir para a população...Uma Noite de Crime tem premissa ótima e resultado fraco