Aumentando a lista de animações japonesas que são lançadas nos cinemas nacionais, estreia esta semana o longa-metragem Por Que Vivemos. Inspirado num best-seller homônimo, o filme permaneceu 29 semanas em cartaz no Japão e conta uma história real que está diretamente ligada ao país asiático. A trama, ambientada há mais de 500 anos, começa apresentando um camponês chamado Ryoken. Ele vive para o trabalho e não economiza nas grosserias com a esposa grávida. Sobra até mesmo para a mãe doente, que também mora com eles.
O motivo dos maltratos domésticos é a crença. As mulheres frequentam um templo budista e Ryoken detesta os monges por causa de um trauma no passado. Após uma tragédia, o protagonista acaba por conhecer melhor os ensinamentos de Mestre Rennyo, que dá palestras que cada vez alcançam um número maior de pessoas. O Japão, no século 15, sofria com guerras civis por causa de clãs rivais. O sucesso das palestras do mestre Ryoken, entretanto, causa a inveja dos monges de outros templos, que passam a fazer uma série de ataques.
Por Que Vivemos é um drama cujo tema é o budismo, ou melhor, a popularização da crença. O longa-metragem traz diversas mensagens, o que é muito interessante para os curiosos ou para os que não conhecem o budismo da Escola da Verdadeira Terra Pura. O roteiro adaptado é de Kentetsu Takamori, um dos autores do livro que deu origem ao título. Portanto reflexões sobre o sentido da vida e a forma de lidar com as pessoas e os obstáculos são questões abordadas nas inúmeras palestras retratadas durante a projeção.
A animação possui traços simples e o maior destaque vai para os cenários realistas, que contam com elementos de computação gráfica. Fica claro que, mais do que impressionar pelos efeitos visuais, a ideia é contar a história da vertente do budismo que reúne o maior número de adeptos no Japão atualmente. O resultado é um tanto didático, dando a impressão que se está em algum templo de verdade. E uma curiosidade interessante: o Brasil é o primeiro país do exterior a exibir o anime, provavelmente por ser esta a nação que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.
*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br
Veja aqui o trailer do filme Por Que Vivemos:
Naze Ikiru – Rennyo Shonin to Yoshizaki Enjo (Japão, 2016) Dirigido por Hideaki Oba. Com as vozes de Kotaro Satomi, Katsuyuki Konishi, Ayumi Fujimura, Hideyuki Tanaka, Takaaki Seki…