Perfil – Conheça melhor o diretor José Padilha

Textos relacionados

Como documentarista, José Padilha dirigiu e produziu três filmes. Ônibus 174 foi exibido no Festival de Cinema de Sundance e venceu inúmeros prêmios de prestígio, incluindo o de Melhor Documentário Festival de Cinema do Rio, Melhor Documentário no Festival de Cinema de São Paulo, Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Miami, Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Havana, um prêmio Peabody por Contribuição Jornalística e o Emmy de Melhor Produção Cultural ou Jornalística. Ônibus 174 também deu a Padilha uma indicação ao prêmio de Melhor Direção do Directors Guild of America e ao prêmio Charles E. Guggenheim Award de Artista Emergente.
 

Também dirigiu os documentários Garapa, exibido no Festival de Cinema de Berlim de 2008, e vencedor do segundo prêmio para documentários do Festival Internacional de Cinema de Havana de 2006, bem como o prêmio Dirk Vanderseypen de 2009, e Secrets of the Tribe, exibido no Festival de Cinema de Sundance de 2010 e premiado com o Maysles Brothers Award de Melhor Documentário de 2010. Como produtor de documentários, Padilha produziu Estamira (dirigido por Marcos Prado), vencedor dos prêmios de Melhor Documentário nos Festivais de Cinema do Rio de Janeiro e de São Paulo, Melhor Documentário em Karlovy Vary e o Grand Prix do Festival Internacional de Cinema de Marseille, entre outras premiações significativas; e Os Carvoeiros (dirigido por Nigel Noble), exibido em sua estreia em Sundance, em 1999, vencedor de dois prêmios Anistia Internacional.

 Como cineasta ficcional, Padilha dirigiu, escreveu e produziu dois longas-metragens nacionais. Com Tropa de Elite, ele venceu vários dos mais importantes prêmios internacionais, incluindo o Urso de Ouro de Melhor Filme de Berlim e o prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Direção. Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro estreou no Brasil em outubro de 2010. Tropa de Elite foi aclamado pela crítica no Brasil. O filme venceu os prêmios do Cinema Brasileiro de Melhor Roteiro, Melhor Direção e Melhor Filme, e é o filme brasileiro mais assistido de todos os tempos, tendo vendido mais de 11 milhões de ingressos em 2010. Tropa de Elite 2 também é um dos filmes de maior arrecadação no Brasil, batendo Avatar e Titanic. O filme teve produção e distribuição independentes.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também