Emotiva, animação O Touro Ferdinando ensina a amar

Textos relacionados

Resistir para ser quem você realmente é e respeitar a individualidade dos outros são alguns dos temas do emocionante O Touro Ferdinando, uma ótima pedida para as famílias durante as férias. Muitos já conhecem a história pelo antigo desenho da Disney. O carismático personagem retorna agora na nova animação dirigida pelo carioca Carlos Saldanha (Rio, A Era do Gelo) com uma carga maior de comédia, mas sem deixar de lado as principais características da fábula.
O longa-metragem estreia esta semana nos cinemas com uma trama que emociona ao falar de empatia e amor ao próximo. O protagonista, Ferdinando, é um touro que foi criado para lutar e ser agressivo.  Ele, contudo, não se identifica com esse tipo de comportamento. Não vê graça nas touradas e não sonha em enfrentar um toureiro, como todos os outros colegas. Para Ferdinando, o que importa é a gentileza. E o que ele mais gosta é de cuidar de plantas.
O simbolismo da delicadeza de uma flor representa a visão de vida de Ferdinando. Após conseguir crescer longe da violência, ele acaba por ter que enfrentar a realidade novamente, agora já adulto. O filme traz momentos de humor infantil, com personagens bem engraçados. É o caso da insana cabra Lupe (dublada por aqui pela atriz e humorista Thalita Carauta). Há também sequências frenéticas, como uma perseguição pelas ruas de Madrid, na Espanha. 
Os pais e o público com mais idade poderão refletir sobre temas mais sérios que fazem parte da narrativa: a crueldade que marca as touradas e também o consumo de carne – com o abate de animais. O melhor de O Touro Ferdinando é a belíssima mensagem de solidariedade. É sobre compreender que nem todos são iguais e que a vida pode ser muito melhor se todos soubessem respeitar as diferenças e pensar também no outro. Saldanha se superou na animação, que consegue arrancar lágrimas e divertir com um humor sadio e sem apelações.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61
*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme O Touro Ferdinando:

Ferdinand (EUA, 2017) Dirigido por Carlos Saldanha. Com as vozes originais de John Cena, Kate McKinnon, Bobby Cannavale, Jack Gore, Jeremy Sisto…

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Veja também

Conheça o trabalho do cineasta Claudio Assis

Nascido em Caruaru (PE), Claudio Assis começou sua militância cultural como ator no Grupo de Teatro de Feira Caruaru. Fundou em 1993, a Parabólica...

Perfil: Tudo sobre o cineasta chinês Zhang Yimou

Zhang Yimou foi aclamado como um dos mais ambiciosos e influentes cineastas, não apenas em sua terra natal, a China, mas também no mundo...

Perfil: os trabalhos do cineasta Paulo Morelli

O cineasta paulista Paulo Morelli é um dos criadores da produtora Olhar Eletrônico, referência na produção independente no anos 90 e um dos fundadores...