Antes que Tudo Desapareça traz invasão alien psicológica

O longa-metragem Antes que Tudo Desapareça fala de uma invasão alienígena. Mas antes de imaginar inúmeros efeitos especiais e naves espaciais que soltam raio laser, é importante entender que a temática ganhou uma roupagem bem diferente da que é explorada – exaustivamente – por Hollywood. Isso porque trata-se de um filme japonês dirigido por Kiyoshi Kurosawa (Pulse, Creep), que usou tons mais dramáticos e psicológicos.
A trama é dividida em dois núcleos relacionados. O primeiro fala da ilustradora Narumi (Masami Nagasawa, de Last Friends), que tenta entender o porquê do marido Shinji (Ryûhei Matsuda, de Tabu) estar tão esquisito. Enquanto isso, o jornalista Sakurai (Hiroki Hasegawa, de Ataque dos Titãs) tem que fazer uma matéria sobre um crime e acaba por encontrar um adolescente que diz ser um extraterrestre.
Possuindo os corpos de seres humanos, três alienígenas se infiltram no Japão para compreender melhor a raça humana e depois iniciar uma invasão. Com o objetivo de recolher informações, eles buscam entender certos conteúdos, como família, propriedade e trabalho. Ao absorver o significado dessas palavras, eles fazem com que a pessoa que cedeu as informações perca tais referenciais. E isso gera uma série de cidadãos que não conseguem mais viver seguindo as normas da sociedade.
Antes que Tudo Desapareça é um filme com muitos bons momentos. Começa se desenvolvendo bem, com um roteiro que avança rápido. A história mantém o interesse graças às dúvidas que surgem sobre como seria a invasão e os planos dos alienígenas. Alguns planos-sequência chamam a atenção, à medida que a situação evolui de alguns acontecimentos bizarros pontuais para uma ameaça global. A trilha sonora, ora caricata, ora remetendo a filmes se ficção científica antiga, soa bem. O grande problema é a meia-hora final. A impressão que fica é que Kurosawa não sabia como concluir uma história tão boa.

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br


Veja aqui o trailer do filme Antes que Tudo Desapareça:



Sanpo Suru Shinryakusha (Japão, 2017) Dirigido por Kiyoshi Kurosawa. Com Masami Nagasawa, Ryûhei Matsuda, Hiroki Hasegawa, Masahiro Higashide, Kyôko Koizumi, Kazuya Kojima, Atsuko Maeda, Ken Mitsuishi…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

O longa-metragem Antes que Tudo Desapareça fala de uma invasão alienígena. Mas antes de imaginar inúmeros efeitos especiais e naves espaciais que soltam raio laser, é importante entender que a temática ganhou uma roupagem bem diferente da que é explorada - exaustivamente - por...Antes que Tudo Desapareça traz invasão alien psicológica