Cine Jardim revela a força o cinema das mulheres

O trabalho feito por mulheres ganhou destaque no 4º Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim, em Pernambuco. E a prova disso foi a quantidade elevada de filmes dirigidos pelas cineastas. Em uma sessão com temática tensa, a mostra competitiva da quarta-feira trouxe produções que falavam sobre assuntos atuais e preocupantes.
Maria Adelaide
Maria Adelaide, de Catarina Almeida, é sobre uma nordestina que se muda para o Rio de Janeiro. Ela trabalha em um bar da família e, na cidade grande, acaba se redescobrindo. Com uma ótima atuação de Kika Farias, o filme é um projeto de conclusão do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá e consegue uma façanha que apenas os melhores curtas conseguem: deixar o público querendo ver mais.

Tentei

Produção totalmente encabeçada por mulheres, a ficção Tentei, de Laís Melo, traz a crueza e a dor de um tema atual e que merece ser discutido: a violência contra a mulher. Leia mais sobre o curta. Em seguida, Mañana, drama colombiano dirigido por Camilo Obregón, abordou também o assunto. O curta fala de uma grávida que sofre abusos físicos e emocionais do companheiro e, numa consulta médica, é surpreendida com a oportunidade de mudar de vida.

Filme-catástrofe
Filme-catástrofe, de Gustavo Vinagre, trata também de questões femininas. Estrelado pela Gilda Nomacce e Julia Katharine, que tem uma forte presença, o curta transforma uma situação cotidiana (a troca de uma fechadura) em um drama que versa sobre relacionamentos e como é importante a empatia na superação de problemas sentimentais. O filme é poderosíssimo. Por fim, Modo de Produção, de Déa Ferraz, é um soco no estômago de 75 minutos. O documentário expõe as injustiças e dificuldades financeiras que trabalhadores rurais passam no Brasil. Gente que trabalha desde os 13 anos cortando cana e vive uma vida de necessidades, sem nem compreender seus direitos trabalhistas. Uma triste realidade vivida por muitos no país.

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

O jornalista viajou a convite da produção do Cine Jardim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui