• Lista61

Tudo sobre a carreira do cineasta Paolo Virzì

Textos relacionados

Paolo Virzì fez sua estreia como diretor em 1994, com La Bella Vita, a história de um triângulo amoroso contra o pano de fundo da irreversível crise de identidade da classe trabalhadora italiana. O filme estreou no Festival de Veneza de 1994 e ganhou os prêmios Ciak d’oro, Nastro d’Argento e o David di Donatello de Melhor Diretor Estreante. Seu longa seguinte, Ferie d’Agosto (1995), foi uma reflexão irônica sobre a tensão política na Itália após a ascensão triunfante de Silvio Berlusconi no palco político. Também ganhou o Prêmio David di Donatello de Melhor Filme do ano.
Ovosodo (Hardboiled Egg, 1997), cujo título homenageia um bairro de Livorno, cidade onde Virzì nasceu, é um dos seus filmes mais pessoais e fez grande sucesso de público e crítica, recebendo o Grande Prêmio do Júri do Festival de Veneza. Em 1999, ele dirigiu Baci e Abbracci, uma mistura de fábula e comédia social que retrata a vida numa comunidade provinciana seduzida pela modernidade. My Name Is Tanino (2002) foi filmado na Sicília, no Canadá e nos Estados Unidos. Seu longa seguinte, Caterina Va in Città (2003), é dedicado a Roma e N (2006) é a tentativa de Virzì de combinar comédia ao estilo italiano com um filme de época histórico. N possui um elenco internacional, incluindo o ícone francês Daniel Auteuil e a atriz Monica Bellucci.
A Primeira Coisa Bela
O projeto seguinte de Virzì, Tutta la Vita Davanti (2008), é um de seus filmes mais mordazes e amargos, realizado com grande elenco. Comédia grotesca, com uma visão apocalíptica do mundo do trabalho, ganhou vários prêmios, incluindo o Nastro d’argento e o Globo d’oro (Globo de Ouro italiano) de Melhor Filme, bem como o Ciak d’oro de Melhor Filme e Melhor Diretor. Em outubro de 2008, a Annecy Cinéma Italien concedeu a Paolo Virzì o Prêmio Sergio Leone, em reconhecimento ao conjunto da sua obra.
Ella e John, de 2017
A Primeira Coisa Bela foi filmado em 2009 e lançado na Itália em no ano seguinte. O projeto o levou de volta à sua cidade natal, Livorno, e foi o indicado da Itaália para concorrer à vaga do Oscar de filme estrangeiro. A Primeira Coisa Bela ganhou o David di Donatello de Melhor Roteiro (Paolo Virzì com Francesco Bruni e Francesco Piccolo), Melhor Atriz (Micaela Ramazzotti) e Melhor Ator (Valerio Mastandrea), além  de quatro  prêmios Nastri d’argento: Diretor do Melhor Filme do Ano, Melhor Atriz para Micaela Ramazzotti e Stefania Sandrelli, Melhor Roteiro e Melhor Figurino para Gabriella Pescucci.
Capital Humano
Seu décimo longa-metragem, Tutti i Santi Giorni, foi lançado na Itália em 2012. Baseado no romance de Simone Lenzi, La Generazione, o filme segue as vidas de Guido e Antonia e suas tentativas de começar uma família. Em 2014 lançou Capital Humano, seu 11º filme, que deu a Valeria Bruni-Tedeschi o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Tribeca. Indicado em 19 categorias dos prêmios David de Donatello de 2014, venceu sete, incluindo o de Melhor Filme. O filme também ganhou vários outros grandes prêmios italianos, incluindo seis Nastri d’Argento, quatro Ciak d’Oro e o Globo d’Oro de Melhor Filme, um prêmio conferido por membros da imprensa internacional. Capital Humano foi o candidato italiano oficial ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2015. Protagonizado por Micaela Ramazzotti e Valeria Bruni-Tedeschi, seu filme posterior,  Loucas de Alegria, estreou na Quinzena dos Diretores do Festival de Cinema de Cannes de 2016 e foi lançado com 400 cópias nos cinemas italianos.  Ganhou cinco Nastri d’Argento e obteve 17 indicações ao David di Donatello.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Veja também

Perfil: O talento do veterano documentarista Vladimir Carvalho

Vladimir Carvalho mora em Brasília desde os anos de 1970, depois de longa atividade no Rio de Janeiro, onde foi colaborador de Eduardo Coutinho,...

Cinema Especial – David Fincher

David Fincher estreou como diretor longas-metragens em 1992, com Alien 3. Em 1995, dirigiu Se7en – Os Sete Crimes Capitais, o celebrado drama policial...

Tudo sobre a diretora e atriz Helena Ignez

Helena Ignez estreou como atriz em 1959 sob a direção de Glauber Rocha, no curta metragem Pátio. A partir de então, atuou em um...