Crítica de Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online

Embora receba forte rejeição da crítica especializada em animes por seus vários problemas, Sword Art Online (SAO) é uma franquia de enorme sucesso. Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online é um spin off do primeiro arco da segunda temporada de SAO – Arco: Phantom Bullet. Assim como na segunda temporada, as espadas e o combate corpo a corpo são substituídos por combates em um mundo de armas e tiros.
Os protagonistas clássicos Kirito e Asuna, adorados por todos os fãs da franquia, não estão mais presentes. Acompanhamos a evolução de Karen Kohiruimaki (nome da protagonista no mundo real) no jogo de realidade virtual (VR) com o avatar Llenn, uma garota fofa vestida de rosa. A discussão presente nos antigos SAO sobre escapismo segue presente nessa temporada. Karen é uma garota universitária que não aceita o próprio corpo. Para a protagonista, o mundo virtual deixa de ser um lugar de recreação e se torna o lugar do conforto – o lugar em que ela pode ser o que ela não é no mundo real: pequena e fofa, seu ideal de mulher.
Essa temporada mantém alguns dos erros das temporadas anteriores. As habilidades físicas acima da média de Llenn não são explicadas (como super velocidade), como aconteceu com as skills de Kirito na primeira temporada. Já o conflito é menos urgente, uma vez que a vida dos jogadores não está em risco: a antagonista Pitohui é planificada a partir da loucura e incompatibilidade com a realidade.
O melhor da série está no humor e carisma da protagonista. O contraste entre fofura e a agressividade do mundo bélico acabam gerando um estranhamento cômico. A série terá 12 episódios no total e está disponível online no Brasil pelas plataformas Crunchyroll e pela Hulu.

Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61

*Por Túlio Villafañe – Especial para o Cine61 – contato@cine61.com.br

Veja aqui o trailer de Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui