Drama Berenice Procura traz temas atuais e urgentes

Enquanto o país comemora a possibilidade ser o campeão na Copa do Mundo, um triste ranking liderado pelo Brasil envergonha: nenhum outro lugar do planeta assassina mais travestis e transgêneros do que aqui. A violenta temática é o que move o longa-metragem Berenice Procura, dirigido por Allan Fiterman. O cineasta tem uma vasta experiência na televisão, tendo dirigido séries e novelas como Haja Coração, Cheias de Charme, O Astro e Ciranda de Pedra – todas da Rede Globo.
Com um roteiro baseado no romance homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza (o mesmo autor de Achados e Peridos), o filme acompanha a atarefada vida da taxista Berenice (Cláudia Abreu). Com um decadente casamento com um repórter policial machista (Eduardo Moscovis), ela trabalha muito e tem clientes fixos. A trama também foca no filho de Berenice: Thiago (Caio Manhente). O adolescente frequenta uma boate que faz shows com travestis e drag queens.
A casa é comandada com mãos de ferro por Greta (Vera Holtz), que só pensa em ganhar dinheiro. Ela usa e abusa do talento das garotas da casa para promover uma programação noturna na boate. E uma das estrelas do local é Isabelle (Valentina Sampaio, que estreia no cinema). A beldade ficou conhecida por ser a primeira mulher transgênero a ser capa da revista Vogue e, na trama, é vítima de um crime brutal. E é a morte dela que faz com Berenice inicie uma investigação.
A motivação da protagonista vai além da curiosidade. Berenice quer se aproximar mais do filho, cuja sexualidade até então ela desconhecia por causa das jornadas de trabalho. Discordando do que diz a polícia, ela tenta encontrar o culpado, num processo que mudará muita coisa em sua vida. O filme, vendido como um suspense, funciona mais como um drama. Berenice é uma personagem muito rica, que vive conflitos na vida conjugal enquanto procura a própria independência. Temas atuais e urgentes como  homofobia e o descaso contra as minorias estão presentes. O resultado é um filme interessante, que teria potencial para ser muito melhor. O final é um tanto simples, mas não apaga os bons momentos que o antecede. Destaque para a participação do cantor – e militante – Johnny Hooker.

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Berenice Procura:




Berenice Procura (Brasil, 2017) Dirigido por Allan Fiterman. Com Cláudia Abreu, Fabricio Assis, Alessandro Brandão, Vera Holtz, Leonardo Brício, Brigitte Buzios, Emilio Dantas, Eduardo Moscovis…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enquanto o país comemora a possibilidade ser o campeão na Copa do Mundo, um triste ranking liderado pelo Brasil envergonha: nenhum outro lugar do planeta assassina mais travestis e transgêneros do que aqui. A violenta temática é o que move o longa-metragem Berenice Procura,...Drama Berenice Procura traz temas atuais e urgentes