Muitos efeitos especiais não salvam o novo Jurassic World

Spielberg fez toda uma geração sonhar com o Parque dos Dinossauros. O filme deu origem a duas continuações, ambas inferiores. A grande surpresa foi Jurassic World, que conseguiu trazer o clima nostálgico do original ao mostrar o parque temático em funcionamento. Algo que todo o público sempre quis ver, mas que não havia sido colocado em prática ainda. Após uma semana de pré-estreias, Jurassic World: Reino Ameaçado estreia nos cinemas com a promessa de repetir – ou superar – o sucesso do anterior.
O cineasta J.A. Bayona (O Orfanato, O Impossível) fez um longa com um clima mais sombrio que todos os anteriores da franquia. Praticamente toda a ação acontece durante a noite. Isso além das imagens escuras, com chuvas e um clima ameaçador. Não chega a ser terror, é claro, ainda mais em um filme com uma violência limpa e sem sangue. E uma série de momentos com humor familiar. Mas há algo de novo na ambientação. Uma novidade positiva, mas que não salva o roteiro dos inúmeros clichês que aparecem durante toda a trama.
A história se passa após Jurassic World, ou seja, quando todo mundo evacua a ilha onde o parque estava estabelecido. E como se não bastasse tudo ter dado errado com o empreendimento, uma atividade vulcânica prova que realmente o parque não foi uma boa ideia. Agora os dinossauros continuam lá e correm o risco de desaparecer da Terra mais uma vez. A mocinha Claire Dearing (Bryce Dallas Howard) trabalha num grupo em defesa dos animais e acha um absurdo que ninguém parece se importar com o triste fim dos clones.

Já o treinador Owen Grady (Chris Pratt) leva uma vida distante da antiga profissão. Os dois acabam se encontrando novamente quando surge a possibilidade de voltar à ilha para recuperar alguns dinossauros. Mas isso é apenas o início de uma aventura que envolve empresários ricos, traições e situações fora de controle. Reino Ameaçado pode até ser diferente e terminar de uma forma um tanto ousada e que altera os rumos da franquia, mas isso não salva a produção de momentos sem criatividade, muitos efeitos especiais e pouco conteúdo. 

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Jurassic World 2 – Reino Ameaçado:

 



Jurassic World: Fallen Kingdom (EUA / Espanha, 2018) Dirigido por J.A. Bayona. Com Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Rafe Spall, Justice Smith, Daniella Pineda, James Cromwell…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Spielberg fez toda uma geração sonhar com o Parque dos Dinossauros. O filme deu origem a duas continuações, ambas inferiores. A grande surpresa foi Jurassic World, que conseguiu trazer o clima nostálgico do original ao mostrar o parque temático em funcionamento. Algo que todo...Muitos efeitos especiais não salvam o novo Jurassic World