A Festa é uma ótima tragicomédia com texto afiado

Está em cartaz nos cinemas o longa-metragem A Festa, um pequeno grande filme dirigido por Sally Potter (Ginger & Rosa e Orlando, a Mulher Imortal). É pequeno por causa de sua curta duração, uma vez que possui apenas 1h11 minutos, período que passa rapidamente. Mas é grande por seu elenco estelar, que inclui conhecidos nomes da indústria cinematográfica britânica. Encabeçando o cast está Kristin Scott Thomas (Suite Francesa, O Paciente Inglês). Na trama, ela interpreta Janet, uma mulher que assumiu um importante cargo em um ministério.
Para comemorar o cargo, ela decide fazer uma festa e convidar os amigos. O que era para ser uma feliz confraternização ganha tons dramáticos e hilários. A tragicomédia se forma por causa dos poucos personagens que sempre aparecem em cena. Todos eles possuem segredos que irão surgir no calor da noite, alterando as vidas de todos os presentes. Bill (Timothy Spall, de O Discurso do Rei), marido de Janet, parece não muito animado com o sucesso profissional da esposa. Mas ele possui vários motivos.

Há também o casal Martha (Cherry Jones, de A Vila) e Jinny (Emily Mortimer, de Match Point), que aproveitam a reunião para fazer um importante anúncio; o bancário Tom (Cillian Murphy, de Vôo Noturno), que chega antes da esposa no encontro; e o zen e otimista Gottfried (Bruno Ganz, de Desconhecido), que é casado com a irônica April (Patricia Clarkson, de Vicky Cristina Barcelona). Clarkson é o grande destaque da produção, pois sua personagem é o cinismo em pessoa e responsável pelos momentos mais engraçados por causa de suas tiradas impiedosas e postura blasé.
Todo filmado em preto e branco, A Festa tem um roteiro enxuto e dinâmico. Os diálogos são ótimos e falam sobre vários temas contemporâneos. A política, é claro, é um dos principais. Principalmente porque Janet é uma política da oposição britânica. Mas também não faltam críticas e deboche sobre assuntos como o feminismo. Quem for ao cinema vai se sentir como em um teatro, pois o texto é afiado e os sentimentos se misturam velozmente. A comédia e o drama se alternam entre as cenas, resultando num filme inteligente e com humor refinado.

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme A Festa:





The Party (Reino Unido, 2017) Dirigido por Sally Potter. Com  Timothy Spall, Kristin Scott Thomas, Patricia Clarkson…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Está em cartaz nos cinemas o longa-metragem A Festa, um pequeno grande filme dirigido por Sally Potter (Ginger & Rosa e Orlando, a Mulher Imortal). É pequeno por causa de sua curta duração, uma vez que possui apenas 1h11 minutos, período que passa rapidamente....A Festa é uma ótima tragicomédia com texto afiado