A Maldição da Chorona dá sustos com lenda mexicana

O universo cinematográfico de Invocação do Mal ganhou mais um título: A Maldição da Chorona. O filme, que estreia hoje nas telonas, tem uma pequena relação com a boneca demoníaca Annabelle e entra em cartaz com a promessa de dar muitos sustos. Com direção de Michael Chaves, que também foi escolhido para dirigir Invocação do Mal 3, o longa-metragem é inspirado numa lenda mexicana: a Chorona. Uma história popular que já deu origem a outras adaptações audiovisuais.

A lenda fala de uma mulher que, revoltada após ser traída pelo marido, afogou seus dois filhos. Consumida pela culpa, ela se matou em seguida. Então a Chorona tornou-se uma entidade que vive chorando e roubando crianças para substituir seus filhos. Ambientado na década de 1970, foca em Anna Tate-Garcia (Linda Cardellini), uma assistente social que, de uma hora para a outra, se vê ameaçada pela lenda. Acostumada a lidar com pais abusivos e outros problemas, ela começa a perceber que não conseguirá garantir a segurança dos filhos sozinha.

Ainda que exista um pequeno drama sobre a protagonista Anna, que é uma viúva, o que prevalece é o terror e as inúmeras sequências de susto. A história se esforça em manter um clima sombrio durante todo o tempo, com uma casa mal iluminada que fica escura até mesmo durante o dia. Como se pode imaginar, as noites sempre chovem e a ameaça sobrenatural é quase onipresente. Tudo isso serve para gerar uma tensão, que é quebrada na parte final, com alguns alívios cômicos bem dosados.
Ainda que A Maldição da Chorona seja inferior a muitos trabalhos da franquia, consegue dar alguns sustos. Certamente é o tipo de filme que funciona melhor com o público mais novo. Existe uma homenagem ao terror clássico na figura da vilã, que usa um vestido de noiva e sai vagando e chorando. A trilha sonora de Joseph Bishara é sempre competente e o fato de ter um quê latino é uma boa inovação numa série cuja fórmula apresenta desgastes há alguns anos.

Cotação do Cine61: Cine61Cine61

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme A Maldição da Chorona:

 
The Curse of La Llorona (EUA, 2019) Dirigido por Michael Chaves. Com Linda Cardellini, Raymond Cruz, Patricia Velasquez  …

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui