Inscrições abertas para o Prêmio de Apoio à Distribuição do Cinema do Brasil

Quando um filme brasileiro estreia no exterior, ele abre uma janela de oportunidades para o Brasil e sua cultura. Por este motivo, o programa Cinema do Brasil anunciou recentemente a abertura das inscrições para a 11ª edição do Prêmio de Apoio à Distribuição, que tem como objetivo principal estimular a circulação internacional de produções brasileiras. As inscrições para a primeira fase podem ser feitas até 30 junho.

O Cinema do Brasil é um programa de exportação, que existe desde 2006, e reúne cerca de 180 associados em todo o país. Foi implementado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e conta com o apoio da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e do MRE – Ministério das Relações Exteriores. Suas ações têm como objetivo a internacionalização do cinema brasileiro, e para isto, incentiva coproduções e a circulação de filmes brasileiros em festivais internacionais e, principalmente, a distribuição em outros países.

Desde 2009, o Cinema do Brasil promove o Prêmio de Apoio à Distribuição, entre 2009 e 2019, foram apoiados lançamentos de 125 filmes em mais de 40 territórios pelo mundo. Segundo Ana Letícia Fialho, gerente executiva do programa Cinema do Brasil, “O Prêmio de Apoio à Distribuição vem sendo realizado há 10 anos e com ele a cinematografia brasileira vem alcançando territórios inéditos, como a Polônia e a Coreia do Sul. Com essa ação continuada, o nosso audiovisual vem conquistando reconhecimento e público, aumentando assim as oportunidades de negócios para todo o setor”.

O foco do prêmio de apoio à distribuição é consolidar a presença em territórios onde o mercado audiovisual brasileiro já estabeleceu conexões e públicos, como Portugal, França, Espanha e EUA, e conquistar novos territórios onde o cinema brasileiro tem grande potencial para ser descoberto.

Podem participar do processo de seleção distribuidores internacionais que farão o lançamento de filmes brasileiros, cujos direitos sejam detidos por uma das empresas associadas ao Cinema do Brasil. Para se inscrever, o distribuidor deve enviar um plano de lançamento e o orçamento, o qual deve demonstrar também o seu próprio investimento. O valor do prêmio, que pode chegar até US$ 15 mil (quinze mil dólares americanos), deve ser investido na promoção e divulgação do filme no momento do seu lançamento em salas de cinema.

Serviço
Prêmio de Apoio à Distribuição – Cinema do Brasil
Inscrições abertas até 30 de junho (Primeira fase 2019)
Link para inscrição e passo a passo detalhado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui