• Críticas
  • Lista61

Crítica: Era Uma Vez Em… Hollywood é puro Tarantino!

Textos relacionados

O cultuado cineasta Quentin Tarantino está de volta em Era Uma Vez Em… Hollywood. Seu novo longa-metragem, que estreia esta semana, é um extremamente divertido tributo aos anos dourados do cinema norte-americano. Com um elenco de peso e figurantes de luxo (Al Pacino, Dakota Fanning, Emile Hirsch, dentre outros), o filme é encabeçado por uma grande dupla formada por Leonardo DiCaprio e Brad Pitt. O primeiro interpreta Rick Dalton, um ator que ficou conhecido por trabalhar numa série de faroeste. Já Pitt vive Cliff Booth, seu dublê e amigo.

Ambientado nos anos 1960, o filme mostra os bastidores das filmagens e a realidade da vida dos atores. Rick, por exemplo, vive um momento delicado de sua carreira. Ao investir no cinema, deixou de lado a garantia de ter emprego permanente na televisão, o que o fez ser escalado sempre para participações menores em diversos seriados. Já Cliff, homem com um passado sombrio, bom de luta e fiel escudeiro de Rick, está sempre à disposição para ajudá-lo.

Apesar de ter um certo drama, o que prevalece no roteiro assinado pelo próprio Tarantino é o humor. Este talvez seja seu filme mais pessoal de todos, por ser uma coletânea de referências de tudo que o influenciou em seu próprio cinema. Há, por exemplo, o lutador Bruce Lee (que anteriormente foi homenageado na icônica roupa amarela que Uma Thurman usou em Kill Bill). Sem falar no bangue-bangue, gênero que foi tema de seus últimos trabalhos: Os Oito Odiados e Django Livre. O faroeste, por sinal, não aparece apenas quando Rick está atuando em Hollywood. Ele serve como inspiração para sequências que se passam fora dos estúdios.

A história tem o acerto de mesclar personagens da ficção com nomes que existiram de verdade, como é o caso do diretor Roman Polanski e sua atriz e esposa Sharon Tate (Margot Robbie). A narrativa se passa na época em que a perigosa seita liderada por Charles Manson se fortalecia. E quem conhece um pouco dos crimes do assassino sabe o desfecho de algumas destas figuras do cinema. Entretanto, Era Uma Vez Em… Hollywood é um típico filme de Tarantino. Condensa a própria filmografia com suas características mais marcantes: diálogos afiados, humor inteligente, violência e o famoso fetiche por pés femininos. E o resultado é uma bela demonstração do poder do cinema de nos fazer relembrar épocas, acreditar na magia da ficção e até mesmo reescrever a história real.

Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br

Veja aqui o trailer do filme Era Uma Vez Em… Hollywood:

 

Once Upon a Time … in Hollywood (EUA / Reino Unido / China, 2019) Dirigido por Quentin Tarantino. Com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Emile Hirsch, Dakota Fanning, Al Pacino, Luke Perry,  Austin Butler, Damian Lewis…

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Veja também

Perfil: O talento do veterano documentarista Vladimir Carvalho

Vladimir Carvalho mora em Brasília desde os anos de 1970, depois de longa atividade no Rio de Janeiro, onde foi colaborador de Eduardo Coutinho,...

Destaques da filmografia da atriz Chloe Sevigny

Chloe Sevigny retratou uma freira numa cidadezinha da África devastada pela AIDS em “3 Needles”, escrito e dirigido por Thom Fitzgerald, com  Lucy Liu...

A versatilidade do ator Jake Gyllenhaal

O ator indicado ao Oscar Jake Gyllenhaal se firmou como um dos mais promissores de sua geração. Suas atuações comoventes e variadas conquistaram público...