O cultuado cineasta Quentin Tarantino está de volta em Era Uma Vez Em… Hollywood. Seu novo longa-metragem, que estreia esta semana, é um extremamente divertido tributo aos anos dourados do cinema norte-americano. Com um elenco de peso e figurantes de luxo (Al Pacino, Dakota Fanning, Emile Hirsch, dentre outros), o filme é encabeçado por uma grande dupla formada por Leonardo DiCaprio e Brad Pitt. O primeiro interpreta Rick Dalton, um ator que ficou conhecido por trabalhar numa série de faroeste. Já Pitt vive Cliff Booth, seu dublê e amigo.
Ambientado nos anos 1960, o filme mostra os bastidores das filmagens e a realidade da vida dos atores. Rick, por exemplo, vive um momento delicado de sua carreira. Ao investir no cinema, deixou de lado a garantia de ter emprego permanente na televisão, o que o fez ser escalado sempre para participações menores em diversos seriados. Já Cliff, homem com um passado sombrio, bom de luta e fiel escudeiro de Rick, está sempre à disposição para ajudá-lo.
Apesar de ter um certo drama, o que prevalece no roteiro assinado pelo próprio Tarantino é o humor. Este talvez seja seu filme mais pessoal de todos, por ser uma coletânea de referências de tudo que o influenciou em seu próprio cinema. Há, por exemplo, o lutador Bruce Lee (que anteriormente foi homenageado na icônica roupa amarela que Uma Thurman usou em Kill Bill). Sem falar no bangue-bangue, gênero que foi tema de seus últimos trabalhos: Os Oito Odiados e Django Livre. O faroeste, por sinal, não aparece apenas quando Rick está atuando em Hollywood. Ele serve como inspiração para sequências que se passam fora dos estúdios.
A história tem o acerto de mesclar personagens da ficção com nomes que existiram de verdade, como é o caso do diretor Roman Polanski e sua atriz e esposa Sharon Tate (Margot Robbie). A narrativa se passa na época em que a perigosa seita liderada por Charles Manson se fortalecia. E quem conhece um pouco dos crimes do assassino sabe o desfecho de algumas destas figuras do cinema. Entretanto, Era Uma Vez Em… Hollywood é um típico filme de Tarantino. Condensa a própria filmografia com suas características mais marcantes: diálogos afiados, humor inteligente, violência e o famoso fetiche por pés femininos. E o resultado é uma bela demonstração do poder do cinema de nos fazer relembrar épocas, acreditar na magia da ficção e até mesmo reescrever a história real.
*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@cine61.com.br
Veja aqui o trailer do filme Era Uma Vez Em… Hollywood:
Once Upon a Time … in Hollywood (EUA / Reino Unido / China, 2019) Dirigido por Quentin Tarantino. Com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Emile Hirsch, Dakota Fanning, Al Pacino, Luke Perry, Austin Butler, Damian Lewis…