A Música da Minha Vida é leve e positivo

Um país dividido, milhões de desempregados e manifestações da extrema-direita destilando ódio, intolerância e preconceito. Parece o Brasil de hoje, mas na verdade é a Inglaterra de 1987. É neste período que se passa o longa-metragem A Música da Minha Vida, que estreia hoje nos cinemas. Mas apesar da contextualização complicada, a diretora e roteirista Gurinder Chadha tomou um caminho alegre, o que resultou em uum filme otimista e alto astral, inspirado na história verdadeira de um jovem paquistanês chamado Javed (Viveik Kalra). Morando numa pequena cidade, ele sonha em conhecer o resto do país.

Parte desse desejo se dá pela sua família, que é extremamente rígida e presa aos costumes típicos do Paquistão. O maior antagonista de Javed não são os fascistas que ameaçam os imigrantes e sim seu próprio pai. Ele controla a casa com punhos de ferro e quer que o filho estude muito para não se tornar mais um taxista da cidade. Apesar de ser cheio de boas intenções, o pai faz com que o protagonista viva triste por ter que manter em segredo sua verdadeira paixão: a escrita. E é justamente por causa das letras que ele fica fanático pelo cantor Bruce Springsteen.

O artista norte-americano nem estava tão em alta naquele momento nas terras inglesas, mas Javed se identifica totalmente com as canções e enxerga, nas melodias, sua inspiração para seguir seu próprio caminho. A Música da Minha Vida traz uma série cenas que já foram vistas antes, mas o carisma de Javed supera a sensação de déjà vu. O roteiro trabalha seu amadurecimento, seja nas amizades ou até no seu primeiro relacionamento amoroso. Tudo isso em meio a uma trilha sonora repleta de clássicos de Springsteen.

Todo mundo que já foi fã de algum cantor ou banda irá se identificar com a empolgação do adolescente. O maior mérito do filme é conseguir trazer esse frescor da juventude e uma mensagem positiva em meio a um cenário político-social não muito favorável. Mesmo com tantos elogios, vale ressaltar que o filme poderia ser mais enxuto, talvez reduzindo alguns minutos de números musicais. Embora empolguem na maioria das vezes, as sequências acabam por esticar a projeção, que tem praticamente duas horas de duração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui