A lenda do Yeti inspirou a animação PéPequeno no ano passado e, em 2019, ganha uma nova releitura novamente nas telonas. Estreia hoje nos cinemas o emotivo e eletrizante Abominável, dirigido por Jill Culton (O Bicho Vai Pegar). Nova produção da Dreamworks, o filme é uma coprodução Estados Unidos-China que apresenta alguns pontos interessantes. A começar pela sua ambientação: toda a história se passa na Ásia. É na cidade de Xangai que um Yeti consegue escapar de um laboratório e se esconder no telhado de um prédio.
O lugar é frequentado pela protagonista Yi, uma jovem menina que perdeu o pai e se dedica a trabalhar bastante para seguir um sonho. Vivendo de luto, ela acaba por se distanciar da mãe e da avó, consolando-se apenas com a música, por meio do violino deixado pelo falecido pai. Ao encontrar a criatura foragida ferida no telhado, Yi perccebe que ela observa atentamente uma publicidade turística do Everest. Então ela decide arriscar tudo para levar o monstro de volta para o famoso monte gelado.
A jornada até a casa da criatura não será fácil, pois o Yeti é perseguido por inúmeros agentes do laboratório que trabalham para um poderoso idoso e uma pesquisadora bem determinada. A fuga conta conta ainda com a ajuda dos amigos Peng e Jin. O primeiro é uma criança divertida. Já Jin é um típico exemplo da geração Z: vaidoso, todo preocupado com selfies, tecnologia e com o status de ser popular. A viagem faz com que todos se aproximem e se conheçam mais, se tornando pessoas melhores.
Se por um lado Abominável chama a atenção por se passar na China e apresentar locações belíssimas, por outro traz um roteiro não muito original. Mas esse não é necessariamente um problema, uma vez que a mensagem do filme é muito bonita e emociona. Com momentos de melodrama, a animação se esforça para conseguir arrancar lágrimas ao lidar de temas humanos com sensibilidade. A questão do luto é desenvolvida ao mesmo tempo que se intensifica a amizade por um ser mágico. O Yeti, apelidado de Everest, tem a capacidade de controlar a natureza, sendo responsável por momentos lúdicos e lições ecológicas. Abominável é o tipo de trabalho para ser visto na tela grande por causa de cenas esteticamente incríveis.