Quem Você Pensa Que Sou aborda relacionamentos virtuais

Selecionado para última edição do Festival de Berlim e exibido no Brasil no Festival Varilux de Cinema Francês, Quem Você Pensa Que Sou, de Safy Nebbou, traz Juliette Binoche no papel de Claire, uma professora na faixa dos 50 anos, solitária e desacreditada de seu relacionamento. O filme, que estreia em circuito comercial com distribuição da Califórnia Filmes, tem ainda no elenco François Civil e Nicole Garcia.

Quem Você Pensa Que Sou é uma adaptação do romance homônimo de Camille Laurens. O diretor conta que logo que leu a obra ficou impressionado com a história e, apoiado pelo produtor Michel Saint Jean, começou a trabalhar no roteiro em parceria com Julie Peyr. “O desafio era altamente estimulante, pois o romance de Camille Laurens é complexo e inexorável, muito parecido com a estrutura de um relógio; uma narrativa sequencial. Mentir, enganar, verdade, manipulação e amor são os deliciosos ingredientes que esculpem o labirinto dessa narrativa”, explica.

Na trama, Claire está desconfiada de seu parceiro e para vigiá-lo cria um perfil falso numa rede social com o nome de Clara, uma jovem de 24 anos. “Ela procura resolver seu conflito tornando-se outra pessoa”, comenta Nebbou, que pensou em Juliette Binoche para o papel enquanto ainda trabalhava no roteiro. “Quando enviei para ela, em três horas ela leu e respondeu ‘sim’. Juliette tem um ponto de vista ao mesmo tempo abrangente e extremamente nítido, ela propõe ideias incessantemente, é generosa e nunca parece ter medo de se expor. Ela enfrenta sua idade honestamente e esta é a razão pela qual é tão radiante e porque foi um prazer tão extraordinário filmar com ela”.

Binoche conta que participar do filme foi ingressar num universo com o qual ela não estava acostumada: “eu não estava muito familiarizada com o Facebook e suas possibilidades. A estrutura do roteiro me permitiu entrar gradualmente no estado emocional e psicológico do meu personagem ao embarcar nesta aventura”, explica.

Enquanto utiliza seu avatar falso para conhecer pessoas, Claire, sob o codinome de Clara, acaba despertando o interesse de Alex, amigo de seu companheiro. Conforme as trocas de mensagens se acentuam, ela percebe que também está apaixonada por ele. E, apesar do ambiente virtual, os sentimentos são reais e Claire terá que lidar com essa mentira. “Claire se atreve a ser a conquistadora: ela pode sentir sua força, seu poder e seu prazer. Mas, quando é forçada a voltar para o beco sem saída de sua mentira, ela tem que encenar o suicídio dessa ilusão”, reflete Binoche.

Como pano de fundo, Quem Você Pensa Que Sou aborda as mídias sociais, os relacionamentos virtuais e as ligações perigosas que podem dela surgir. “Eu também fui enganado por uma mulher nas redes sociais! E isso aconteceu comigo enquanto eu estava escrevendo o roteiro do filme. Não é incrível isso?”, finaliza Nebbou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui