Conheça a trajetória de Lázaro Ramos

Textos relacionados

Lázaro Ramos nasceu em 1 de novembro de 1978, em Salvador, na Bahia – ele é um ator, apresentador, produtor, diretor e autor brasileiro afrodescendente que, ao longo de mais 20 de carreira, recebeu mais de 70 prêmios e acumula quase uma centena de personagens entre cinema, teatro e televisão além de cinco livros publicados . Embaixador da (UNICEF) desde 2009, é ainda uma das vozes mais ativas do América Latina por seu engajamento em causas humanitárias. Neste ano, com o longa Medida Provisória, estreia na direção de ficção para o cinema.

Nascido em Salvador, na Bahia, Lázaro começou a atuar no coletivo teatral Bando de Teatro Olodum. Por lá desde a década de 1990 realizou personagens marcantes em montagens como Sonho de Uma Noite de Verão, Ópera dos Três Vinténs, Dom Quixote, Cabaré da Raça e Zumbi – o Bando seria mais tarde, em sua trajetória, revisitado em diversos momentos e levado e adaptado com Lázaro também para a televisão e para o cinema como o megassucesso Ó Paí Ó. Em 2018, Lázaro também dirigiu, ao lado de Thiago Gomes, o documentário Bando, Um Filme De:, para celebrar os 28 anos de carreira do grupo que o catapultou à fama.

Ao sair da Bahia, seu êxito seguiu fora do grupo com destaque para A Máquina (2000), Mamãe Não Pode Saber (2002) e o Método Gronholm (2007). Perseguindo cada vez a implementação de projetos autorais, desde 2015 ele dirige, atua e produz o espetáculo O Topo da Montanha em que interpreta o reverendo Martin Luther King ao lado de Taís Araújo – a obra já levou mais de 300 mil espectadores aos teatros.

Em sua vasta carreira cinematográfica constam mais de 30 filmes incluindo o cultuado Madame Satã (2002) e outros títulos também celebrados como Carandirú (2003) O Homem Que Copiava (2003), Meu Tio Matou um Cara (2004), Cidade Baixa (2006), Saneamento Básico (2007), Tudo que Aprendemos Juntos (2015) – que ganhou a sala de exibição de mais de 20 países, tais quais Canadá, Itália, Espanha, Grécia, França, Suíça, Alemanha, Bélgica e Japão – Mundo Cão (2016) e o recente Beijo no Asfalto (2018) – além disso, Lázaro acaba de filmar O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho e sua importante contribuição ao cinema nacional foi, em 2019, detentora de uma homenagem no Festival de Gramado.

Na televisão, acumula uma série de personagens memoráveis desde sua primeira aparição notória na série Sexo Frágil (2003). pPor seu personagem na novela Cobras & Lagartos (2006) foi indicado a um prêmio Emmy Internacional de melhor ator. Outros personagens ainda lembrados constam em obras globais como Duas Caras (2007), que foi premiada com o Emmy de melhor novela do Brasil, Insensato Coração (2011) e Lado a Lado (2012). Nos últimos protagonizou a série Mr. Brau. Exibida em quatro temporadas entre 2015 e 2018, a ficção firmou-se como um dos marcos da televisão brasileira, tendo ganho artigos em jornais em todo o mundo, caso do britânico The Guardian.

Ao longo de sua carreira, Ramos já recebeu uma carta de personalidade influente dada pelo então presidente americano Barack Obama bem como foi já foi homenageado no Festival de Toulouse, na França, em 2007, e no Festival de Cinema de Lima, em 2016, no Peru.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também