Democracia em debate em novo documentário

Textos relacionados

Os dilemas e os desafios enfrentados pela democracia representativa no mundo são postos em pauta pelo documentário inédito O Paradoxo da Democracia, longa do diretor Belisario Franca (Soldados do Araguaia, Amazônia Eterna), que estreia no Curta!. Produzida pela Giros Filmes, a produção foi viabilizada pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O filme mostra que a noção de democracia foi posta em cheque em nações como Brasil, Estados Unidos, França, Egito e Ucrânia, por meio de fortes manifestações que culminaram na queda de governos, seja por vias eleitorais ou por golpes de estado. Pensadores respeitados em todo o mundo, como Jacques Rancière e Juan Carlos Monedero, analisam os diferentes contextos sociais em que está inserido esse sentimento de insatisfação, que parece unificar sociedades tão díspares.

Segundo Belisario, a palavra paradoxo apareceu muitas vezes nas conversas. Ele observa: “o primeiro paradoxo é o da própria origem do termo: se a democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo, nos dias atuais se vê cada vez mais, mesmo nas democracias tradicionais, a soberania ser exercida por flagrante minoria.” A estreia é na Sexta da Sociedade, 1º de maio, às 21h30.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também