Ator e cineasta Bernardo Barreto finaliza roteiro de longa

Textos relacionados

Com mais de 20 filmes (entre curtas e longas) e participação em novelas e séries da Rede Globo, Bernardo Barreto também conquista espaço como cineasta através da Berny Filmes, sua própria produtora de cinema que opera tanto em Nova York, onde o artista vive atualmente, como no Brasil. A produtora assina curtas-metragens, como a coprodução do documentário Cidade de Deus – 10 Anos Depois, lançado mundialmente no Netflix, e a produção da série Meus Dias de Rock, disponível no Globoplay, que além de produzida, também foi escrita e protagonizada por Bernardo e exibida pelo Canal Brasil (2014).

Em meio a pandemia, o artista Bernardo Barreto mergulhou no roteiro do longa-metragem Free Spirit, muito provavelmente, seu próximo filme a ser produzido que conta a história de uma comunidade itinerante de paz e amor. Quando chegam no Brasil, um incidente com uma menina local, resulta numa destruição irreversível.

Passeando por sentimentos antagônicos, o que faz jus ao momento em os dias de isolamento provoque uma complexidade de emoções, o roteiro questiona até que ponto o amor pode atrair o ódio, e a liberdade pode causar a opressão. “A história fala sobre amor, ódio, liberdade e preconceito. Reflete sobre a destruição ocasionada pela não aceitação”, revela o artista.

O cineasta já se dedicava ao roteiro há 2 anos e conseguiu terminá-lo durante a quarentena. Apesar das dificuldades causadas pelo momento de isolamento e provação do ir e vir, a situação acabou impulsionando a refletir sobre o significado de Liberdade. “Como a história fala sobre amor e liberdade, em confinamento, minha inspiração foi bem mais exigida. Foi um dos meus maiores desafios como escritor, precisei ter muito foco e organização”, conta.

Seu caminho de criação e expressão foi deixar o momento atual influenciar no resultado de forma orgânica. Inspirado pela ironia do destino em que a liberdade da humanidade hoje é comprometida, o cineasta deu ao roteiro o tom de “dramédia”, uma mistura de drama com comédia, gênero híbrido que na união desses dois, resulta num terceiro elemento para balancear o peso de um drama através do sarcasmo.

Praticante de yoga e meditação, Bernardo ressalta a importância de conectar-se consigo mesmo, ouvindo as próprias emoções e sentimentos em vez de silenciá-los ou ignorá-los, a fim de desafiar o equilíbrio mental e desenvolver a sua expressão através da arte. Para se sentir mais próximo de casa, Bernardo deixou sua casa em Nova York para passar a quarentena no Brasil. Em paralelo, outro desafio à distância está sendo na pós-produção do longa Ballad of a Hustler, filme gravado em NY, também escrito por Bernardo Barreto durante 4 anos e dirigido pelo premiado Heitor Dhalia.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também