Drive-ins: alternativa durante a pandemia

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O mercado cultural é um dos que está passando por mais transformações para driblar os efeitos econômicos do atual cenário. O formato para levar entretenimento até as pessoas está mudando e, por isso, os drive-ins se tornaram a melhor opção, por se tratarem de eventos seguros diante do isolamento social. Um bom exemplo, são as sessões que estão acontecendo no Allianz Parque, Memorial da América Latina e Aeroporto de Brasília, que passam a oferecer apresentações de filmes, shows e musicais, com tickets à venda na plataforma da Sympla.

Inspirados no cenário internacional, os drive-ins passaram a ser uma tendência e também um primeiro passo para que o mercado absorva a possibilidade da volta dos eventos presenciais. Apesar de ser um tipo de entretenimento que desembarcou agora no Brasil, eles já acontecem desde o final de maio em países como Alemanha, Estados Unidos, Portugal e Espanha, com todos os cuidados e restrições que o momento requer. Em Madrid, na Espanha, a inauguração foi com o filme “Grease – Nos tempos da Brilhantina” para cerca de 100 veículos.

Um dos responsáveis por esse tipo de evento no Brasil, Marcio Flores, diretor de marketing e inovações do Allianz Parque, destaca a importância do entretenimento e da participação em eventos culturais para a sociedade, além do poder de adaptação do segmento que faz com que menos pessoas fiquem desempregadas. “Hoje, após 3 meses sem eventos, temos convicção que o mercado cultural tem um papel importante na saúde mental das pessoas. Além disso, os eventos movimentam o mercado e geram receita aos milhares de desempregados e empresas do segmento, atingidas diretamente pela crise causada pela pandemia”, pontua. O evento chamado Arena Sessions vai receber shows como Belo, Marcelo D2 e AnaVitoria.

Também neste modelo, o Belas Artes Drive-In, que acontece no Memorial da América Latina, busca, no topo de suas prioridades, oferecer conteúdo de qualidade para um público muito acostumado com os agitos da noite paulistana. “Procuramos oferecer uma programação semelhante ao nosso cinema, Petra Belas Artes, com filmes Cults, aqueles que as pessoas amam ver e rever. E também títulos que faz diferença assistir na tela grande”, afirma André Sturm. organizador do evento.

Para os organizadores, a adaptação às exigências têm sido parte fundamental do processo e a preocupação com a saúde e segurança do público também é item de primeira necessidade, uma vez que todos os locais precisam seguir as regras sanitárias determinadas pela Anvisa. De acordo com Guto Jabour, um dos idealizadores do Festival Drive-In, que acontece no Aeroporto Internacional de Brasília, a tecnologia foi fator fundamental para trazer uma experiência segura aos espectadores. “O Festival Drive-In conta com uma tecnologia 100% digital. Por meio de um aplicativo, que será ativado pelo QR Code no celular, o público poderá até mesmo checar se há fila nos banheiros. Estes, inclusive, atendem a todas as normas exigidas pela Anvisa. Com higienização a cada uso, álcool em gel e marcação com 1,5m de distância durante possíveis filas”, comenta.

Nos três locais, o valor é cobrado por veículo, com capacidade de 4 pessoas por carro e restrições como uso de máscara, distanciamento entre os automóveis e uso dos banheiros agendado para cumprir os protocolos de segurança ao coronavírus. “Somente no térreo, os banheiros da arena tem capacidade para atender mais de 30 mil pessoas. Neste caso, considerando quatro pessoas por carro, cerca de 1.140 pessoas poderão ser atendidas com segurança seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos públicos”, comenta Marcio, do Allianz Parque.

Os ingressos para todos os eventos Drive-in, podem ser obtidos por meio da plataforma da Sympla.

Serviço:
Festival Drive-In
Onde: Estacionamento B do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek
Valores de Ingressos: a partir de R$ 60,00 (por carro)
Mais informações e vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/festivaldriveindf/

Sobre a Sympla: A Sympla é a maior plataforma de eventos do Brasil, com objetivo de transformar a compra e gestão de ingressos em uma experiência simples, eficiente e humana. Com tecnologia em seu DNA, a empresa desenvolve soluções dinâmicas e confiáveis para compradores e organizadores de eventos presenciais e online, revolucionando o setor, introduzindo atributos como eficácia, simplicidade e design. Fundada em 2012, hoje a maior plataforma de eventos do Brasil está presente em mais de 3.000 cidades pelo país, com ampla variedade de eventos tanto presenciais como online, desde grandes shows e eventos esportivos até festas, congressos, cursos, encontros de networking e teatros.

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